O Grupo A Hora, em parceria com a Folha do Mate, realiza um movimento regional histórico. Na manhã de quinta-feira, no belíssimo Teatro da Univates, os dois veículos de comunicação apresentam à população regional o único debate na região com candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Durante duas horas, os eleitores dos vales do Taquari e Rio Pardo poderão acompanhar as propostas e anseios de Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Os demais ainda não confirmaram.
É um momento ímpar para o eleitor conhecer os postulantes ao principal cargo do Executivo gaúcho. Além de questões elaboradas pelas equipes de jornalismo do A Hora e da Folha do Mate, os seis candidatos que aceitaram o desafio de conversar com a região dos vales também serão questionados pelas principais entidades representativas de ambas as regiões. Entre essas, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), e ainda o Codevat. Definitivamente, é imperdível.
Teleférico ou passarela?
A liberação da barragem do Rio Taquari para a construção da nova hidrelétrica da Cooperativa Certel mexe com a economia regional, e também com a imaginação dos prefeitos de Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, as duas cidades mais impactadas positivamente com o milionário empreendimento.
Edmilson Busatto (MDB) e João Dullius (MDB) sonham com uma passarela sobre o leito do rio, interligando as duas comunidades. Aliás, eles já imaginam até um teleférico entre os municípios.
E agora, tchê?
A ala contrária ao modelo de pedágio sugerido pelo governo estadual celebra o adiamento do leilão. Mas, e isso precisa estar na pauta de todos os envolvidos, o maior desafio começa agora. Afinal, qual a proposta do Vale do Taquari para as nossas rodovias? Qual o modelo que agrada a “gregos e troianos”?
A falta de consenso predominou neste um ano de encontros e desencontros, o que culminou com a inédita e lamentável ruptura da Amvat. E como será a partir de agora? Vale a pena negociar com o atual governo? É melhor aguardar as eleições? E agora, tchê?
Vice-presidente em Lajeado
Vice-presidente da República e candidato a Senador pelo partido Republicanos, Hamilton Mourão deve visitar Lajeado nesta quarta-feira.
A presença dele é aguardada na inauguração de um comitê eleitoral da sigla na Av. Alberto Pasqualini, a partir das 14h. Além do ato inaugural, o grupo de agentes políticos projeta uma caminhada pelas principais ruas centrais da cidade.
APL e Pro_Move na Expointer
Os agentes do Pro_Move Lajeado marcam presença na 45ª Expointer, em Esteio. A programação preparada para a principal feira gaúcha do agronegócio ocorre nesta sexta-feira e faz parte do inovador movimento RS Foodtech Alliance, oficializado durante o South Sumitt Brasil, e que agrega representantes dos setores público e privado de Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Santa Maria, além do próprio governo estadual. Entre esses, a Agil, o Sebrae/RS, o APL Alimentos Vale do Taquari (imagem), o Tecnovates e o Tecnopuc.
Serão dois momentos. Entre 15h e 16h, Aline Eggers, presidente da Fruki, e Ariana Maia, CEO da Inovamate, falam sobre a temática “Inovação na indústria de alimentos no RS”.
A mediação será de Mariela Portz. Já entre 16h e 17h, a conversa é sobre “Sustentabilidade como diferencial de mercado na cadeia de alimento”, e os convidados são Joel Maraschin, Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Frederico Boff Hofstätter, CEO da Faba Alimentos, e Roger Klafke, do Sebrae. A mediação fica a cargo de Cristina Leonhardt, da Tacta Food School.