Novo pórtico associa chegada de imigrantes à formação do município

NOVA BRÉSCIA

Novo pórtico associa chegada de imigrantes à formação do município

Construção do monumento será dividida em duas etapas. Projeto utiliza a pedra de basalto como principal elemento e explora particularidades da colonização italiana

Novo pórtico associa chegada de imigrantes à formação do município
Desenho que traz o formato e elementos que compõem o pórtico foi divulgado para a comunidade. Crédito: Divulgação
Nova Bréscia

O acesso principal à ciodade, no bairro São Cristóvão, sediará o primeiro pórtico de Nova Bréscia. O projeto foi aprovado pelos vereadores e licitado há poucos dias. A empresa vencedora, responsável pela primeira etapa do monumento, é a Irmãos Dadalt Ltda. Quem passa pelo local, já percebe a movimentação com o início das obras.

O projeto, desenvolvido pela arquiteta do município, Alessandra Laste busca explorar as características marcantes da cidade e traz como principal elemento as pedras de basalto. “Elas estão muito presentes em nosso município, como na Praça e na Igreja da Matriz. Também trouxemos particularidades da colonização italiana e elementos da nossa base econômica”, explica.

De acordo com Alessandra, o valor investido nesta primeira parte será de R$ 178,7 mil. Com este recurso, será feito todo o preparo do terreno, as fundações para receber a estrutura e a viga que compõem a segunda parte do projeto.

“Serão ainda colocadas as pedras de basalto nas torres, esculpidas as pipas e construído os canteiros para o ajardinamento. Além de colocarem todas as esperas para a parte elétrica e para o paisagismo, que será realizado no entorno ao pórtico”.

Para o prefeito Angelo Barbieri, o pórtico vem para embelezar a cidade e dar boas vindas aos visitantes. “Será possível executar essa obra graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil”, pontua.

Elementos que compõem as etapas

A construção do pórtico será dividida em duas partes. A primeira etapa é composta por uma torre que será construída à direita no sentido Encantado – Nova Bréscia, a qual contará em ambos os lados, com o brasão do município em cores, cortado em chapa metálica a laser. O brasão receberá iluminação em fita LED nas bordas.

Ainda, neste mesmo sentido em frente à torre, serão esculpidas três pipas em pedra de basalto, formando uma escadaria para que os turistas e visitantes possam tirar fotos junto ao monumento. Já no lado esquerdo, serão três torres revestidas com pedras de basalto e rodeadas de canteiros para ajardinamento, com diferentes níveis. Essa parte deve abranger uma área de 58 metros quadrados.

A segunda etapa do pórtico ocorre quando será colocada a viga metálica que fará a ligação entre as torres. Na parte interna, ela recebe treliças também metálicas. Já no meio da viga, será instalado painéis em chapa de ACM com cor de aço corten e com recortes vazados, recebendo o letreiro “Nova Bréscia”.

O pórtico receberá iluminação com refletores de LED RGB, nas cores vermelho, verde e azul, criando um efeito de luz e sombra. Conforme a arquiteta, a escolha dos elementos para a composição do monumento foi pensada na baixa necessidade de manutenção e facilidade de execução.

Acompanhe
nossas
redes sociais