A má fase do Grêmio no Brasileirão Série B teve sequência na noite desta terça-feira, 30, pela 27° rodada. No Heriberto Hülse, em Criciúma, o tricolor perdeu por 2 a 0 para o time da casa em uma das piores atuações do time de Roger Machado na temporada. Com o resultado, amargou o quarto jogo sem vencer (um empate e três derrotas) e pode, mais uma vez, perder a terceira posição para o Vasco.
Inofensivo desde o início, o Grêmio permitiu o domínio do Criciúma e ofereceu espaços por todos os lados. Logo, aos 11 minutos, o placar foi aberto. Após jogada do meia Thiago Alagoano, o atacante Caio Dantas recebeu, avançou e bateu da entrada da área. A bola desviou em Geromel e foi parar no fundo das redes, sem chance para o goleiro Brenno. O Tigre finalizou outras quatro vezes na primeira tempo, algumas com perigo. O tricolor, nenhuma.
A parte final foi morna. O Grêmio até pressionou mais, dominou a posse de bola, mas não levou perigo ao gol de Gustavo. Quando o jogo se encaminhava para o 1 a 0, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti após o VAR flagrar toque de mão de Edílson dentro da área. Aos 40 minutos, Rafael Bilu, que havia entrado pouco antes, deslocou Brenno e garantiu a vitória catarinense.
A derrota serve também de alerta para o Grêmio. A equipe estacionou nos 44 pontos e agora tem apenas três a mais que o Londrina, quinto colocado. O time paranaense diminuiu a diferença ao vencer o CRB por 1 a 0 também nesta terça-feira.
Na próxima sexta-feira, 2, às 21h30min, o Grêmio voltará a campo, contra o Vila Nova, na Arena. O Criciúma, que subiu para o nono lugar com 37 pontos, vai enfrentar o líder Cruzeiro, em Belo Horizonte, no domingo, 4, às 16h.