O Galpão Seu Chico em Vespasiano Corrêa recebeu na sexta-feira, 26, o 2º Seminário Estadual de Turismo do RS. O evento que teve sua primeira edição em Teutônia, é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com o apoio da administração municipal.
Neste ano o tema abordado foi “visão para um futuro com desenvolvimento e tecnologia no turismo”. O debate contou com palestrantes da iniciativa privada e gestores públicos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cerca de 200 pessoas prestigiaram a programação.
Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o seminário tem como papel principal conectar o setor público com o privado. Na parte da manhã, teve como público-alvo o trade turístico. Já na parte da tarde, a programação foi dividida em dois momentos. Teve atividades para os prefeitos, vice-prefeitos e advogados.
“Buscamos mostrar a importância de trabalhar com o modelo de concessão de parques e praças. Por que não ceder o espaço à iniciativa privada? A pessoa utiliza o espaço público por meio de uma concessão legalizada e oferece para a comunidade e o turista um espaço cuidado e preservado”, observa Arenhart.
O outro momento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, foi destinado aos representantes dos Conselhos Municipais de Turismo. “Queremos enfatizar que é o Comtur quem define onde serão investidos os recursos adquiridos ao turismo”, diz.
O presidente da Amturvales revela que a associação está organizando um Road Show, com o intuito de apresentar o Vale do Taquari para o Brasil como um todo. A atividade será realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“Vamos convidar diversas agências que já divulgam a Serra Gaúcha, por exemplo, para que conheçam o que a nossa região tem a oferecer e, assim, possam incluir o Vale em seus roteiro”.