Sempre consideramos o Vale do Taquari uma região dinâmica economicamente e diversa produtivamente. E os dados econômicos mais atuais corroboram com tais afirmações.
Atualmente, considerando as estimativas populacionais de 2021, somos um pouco mais de 381 mil habitantes em 36 municípios, que possuem uma variação populacional de mais de 92 mil até 1,5 mil habitantes.
Da população total, 73,8% vivem em áreas urbanas e 26,2% vivem em áreas rurais. Representamos 3,3% da população estadual, ou seja, somos a 8ª região mais populosa das 28 regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Em se tratando do principal indicador econômico, o Produto Interno Bruto do ano de 2019, representamos 3,18% do estado, com um total de mais de R$ 15 bilhões e que coloca nossa região na 7ª posição em um ranqueamento estadual.
Quando observado o Valor Adicionado Bruto, representamos 3,5% do VAB do agronegócio, 4,3% do VAB da indústria e 2,8% do VAB dos serviços estaduais. Especificamente nos setores industriais, nossa principal indústria da transformação é a de alimentos e bebidas, representando 10,7% do estado e ocupando a 3ª posição. Esta é seguida pela indústria química, que representa 2,64% do RS e ocupa a 6ª posição.
Observando a agricultura e a produção de grãos, a região possui propriedades com menos de 16 hectares de média e representa um percentual de 4% da produção de mandioca, 3,7% da produção de fumo e 2,6% da produção de milho do RS. Por fim, os dados de 2020 confirmam a pujança da pecuária regional, que sempre é destacada por todos nós.
Somos a primeira região do Estado na produção de frangos/galináceos, com 23% da produção total estadual; somos a primeira região na produção de codornas, com 31,5% da produção estadual, apesar do número total ser pequeno; somos a primeira região na produção de suínos, com 18,6% da produção estadual; e, somos a segunda região com maior produção de leite, com 8,2% da produção estadual.
Observados os dados, é reforçada a perspectiva do cultivo, da produção e do processamento de alimentos no Vale do Taquari. Além disso, é saliente que somos uma região pequena em termos populacionais, mas que ocupa posição econômica estratégica.
Apesar de trazermos aqui somente alguns indicadores econômicos do Vale, os mesmos reforçam nossas características de diversificação produtiva e competitividade regional. Cabe a nós, considerando essas particularidades, promover nossos negócios, inovar e inserir nossos produtos e serviços nos mercados nacional e internacional.