Mais de 15 mil atletas de diversos estados do Brasil disputam a Maratona de Florianópolis, em Santa Catarina, neste fim de semana. Entre os participantes estão alguns atletas do Vale do Taquari, como Gilberto Ferreira.
Esta será a primeira maratona que Ferreira participará. A preparação iniciou faz quatro meses, quando passou a cuidar da alimentação, cortando quase para zero a bebida alcoólica. “Hoje posso dizer que estou pronto para completar a prova”, confirma.
O atleta destaca que para ser maratonista soube aproveitar bem os momentos na corrida, além de passar por uma evolução gradativa nas provas. Saindo dos 3 quilômetros até chegar nos 21km.
Sobre os treinos, o atleta destaca que são bem mais puxados e ocorrem de segunda a domingo, com um dia de folga. No total são em média 80km por semana. Além disso conta com apoio de nutricionistas, massoterapeutas e academia
A escolha por Florianópolis se deve por ser um lugar bonito, no litoral e com um percurso bom e tranquilo de correr.
Ferreira destaca que o principal objetivo é completar a prova. “Fiz um trabalho de quatro meses para alcançar meu maior objetivo que é fazer uma prova abaixo das três horas”, diz.
Além de Gilberto, o Vale estará representado por Igon Bohn, Daniel Lenz, Miguel Lucian e Darlan Boaria.
A maratona
Maratona Internacional de Floripa 2022 ocorre no dia 28 de agosto, a largada ocorre na Praça Portugal. Ela tem percurso plano e ao nível do mar. Em 2018 foi considerada a maratona mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. Com visual incrível das avenidas Beira-mar Norte e Via Expressa Sul, já é destaque no calendário nacional de corridas. Também é classificatória para a Boston Marathon de 2023.
Além da Maratona (42Km), tem as distâncias Meia Maratona (21Km) e corrida de 10Km.