Com a estrutura física próxima do limite da capacidade de atendimento, a diretoria executiva da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Encantado planeja a construção de uma nova sede.
A ideia, que surgiu em dezembro de 2021, nas comemorações do aniversário de 50 anos, começa a tomar forma. Nessa segunda-feira, dia 22, a equipe conheceu o projeto arquitetônico do espaço, que será construído em breve.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Univates, por meio de um concurso promovido na disciplina de Atelier Integrado VIII, do curso de Arquitetura e Urbanismo.
“Os alunos vieram até a sede da associação para conhecer a estrutura e identificar as necessidade e, a partir disso, projetar o que seria o local ideal para oferecer os serviços como saúde, assistência social e educação”, destaca o presidente da Apae, Felipe Henrique Giaretta.
Ao todo, 12 equipes participaram do concurso, que contou com a supervisão dos professores, Cristiano Zluhan Pereira e Guilherme Osterkamp. Uma comissão julgadora analisou e escolheu o projeto vencedor, criado pelos alunos Bruno André Frohlich, Fernando Souza Ribeiro e Maiara Soto.
“A Univates doou este projeto para a Apae. Entretanto, isso não significa que ele será executado em sua totalidade. Há outras questões a serem avaliadas, como a quantidade de salas ou o valor que deverá ser investido, por exemplo. Isso tudo será definido no próximo mês”, observa Giaretta.
O documento servirá também como referência para viabilizar o recurso. “Depois que tivermos tudo em mãos, vamos iniciar a captação de verbas que deverá contar com o auxílio do poder público, entidades da sociedade civil e comunidade em geral”.
Doação de área de terra
O prédio que abriga a atual sede da Apae foi adquirido em 1982 e está localizado na rua Augusto Pretto, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em um terreno urbano de cerca de dois mil metros quadrados. De área construída, são aproximadamente 1,5 mil metros quadrados.
Em decorrência do aumento de usuários e também dos serviços prestados, a intenção é que a nova estrutura possa ser construída em uma área quatro vezes maior do que a atual. Uma das alternativas é uma área de propriedade da União, atualmente sem uso e com cerca de 10 mil metros quadrados.
“Neste local, conseguiríamos construir uma estrutura de atendimento moderna e completa, visando os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade. Será possível, ainda, disponibilizar um espaço maior ao ar livre para a prática de terapias voltadas ao contato com a natureza e os animais”, explica Giaretta.
O órgão responsável pela área da União solicitou a apresentação do plano de trabalho com a descrição do que se pretende instalar no local e um cronograma, mesmo que provisório, com fontes de financiamento para a execução da obra e o custo estimado.
“Graças à parceria firmada com a Univates, vamos conseguir entregar o que a União exige. A partir deste projeto arquitetônico, será possível a elaboração da estimativa de custos e também do plano de trabalho, para que assim, a área seja de fato doada para a Apae”, conclui.
Serviços ofertados
A Apae de Encantado oferece os serviços de educação, saúde, assistência social e TEA. A Escola Especial Recanto Encantado possui hoje 64 alunos matriculados.
Na área da assistência social, há 43 usuários que participam quase que diariamente, de turmas de integração e convivência.
Já na saúde, que compreende a reabilitação intelectual e múltipla e atende 14 municípios da região, são realizados em torno de 700 atendimentos ao mês.
Recentemente, a Apae também iniciou os serviços com o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista, sendo referência ao atendimento em 27 municípios pertencentes a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.