São inúmeros os acidentes envolvendo profissionais que atuam como motoboys ou moto frete na região. Alguns que causaram a morte dos condutores e outros que levaram para situações graves de internação. A maioria causada pela imprudência de motoristas que não respeitam a sinalização.
Mas também pela pressa e exagero dos profissionais. Sem generalizar, mas vejo loucuras no trânsito. Conversei com um motoboy recentemente e contei a ele do medo que tenho quando percebo um deles atrás de meu carro. Nunca sei para que lado vão, estão sempre apressados. “Quanto mais rápido, mais a gente fatura”, me respondeu.
Ele ressaltou, no entanto, que os motoristas em geral não sabem ceder espaço e andam na pista errada. Eu temo pela vida deles. São fundamentais e necessários em vários serviços. Mas preciso insistir na cautela. Deles e nossa. O trânsito mata ou deixa sequelas para o resto da vida.
Não entraram no clima
É um ano eleitoral diferente. Tirando os militantes, o maior contingente de eleitores ainda não entrou no espírito da coisa. E só empolga quando o assunto vira Lula e Bolsonaro. De resto, ninguém fala. No estado, nem parece que teremos eleição. Aqui, até o álbum da Copa do Mundo já empolgou mais. Mas é normal, sempre deixamos tudo para a última hora.
Bancos
Levantamento do Sindicato dos Bancários de Lajeado, com abrangência em 21 cidades da região, aponta que faltam hoje nas agências do Banrisul em torno de 150 profissionais; outros 120 nas agências da Caixa Federal e em torno de 100 no Banco do Brasil. Números da região. Mesmo com a tecnologia, as pessoas ainda procuram as agências físicas, segundo apuração do sindicato. Mas o próprio sabe que esta carência nunca será suprida.
Na medida
Como profissional da comunicação e eleitor vou acompanhar as entrevistas dos presidenciáveis no principal telejornal da televisão brasileira. Fiz isto com Bolsonaro na segunda-feira, com Ciro na terça e farei com Lula (quinta) e Tebet (sexta).
Sobre a postura do atual presidente, imaginei que ele “passaria do ponto” e fosse retrucar com veemência os apresentadores. Mas conseguiu se controlar. Sem analisar conteúdo, fatos e promessas, Bolsonaro agradou aos seus. Se conquistou os indecisos as futuras pesquisas irão apontar.
Curtas:
** Ex-secretária de Educação e Administração e ex-vice prefeita de Pouso Novo, Liane Parise Nardino filiou-se ao Republicanos. Ela estava filiada ao PTB.
** Prefeito de Lajeado prestigiou as duas reuniões-almoço com candidatos a governador do RS, na ACIL, Luís Carlos Heinze (PP); e de Onyx Lorenzoni (PL). E vai estar também no encontro que terá os candidatos do PSDB e do Novo, partidos da base municipal de Marcelo Caumo.
** Teatro da Univates está com a programação fechada até o final do ano. Desde formaturas a shows musicais e de comédia.
** Nem passou a eleição geral e já tem movimentação para a eleição municipal em 2024. Teremos uma acentuada mudança de partido na janela eleitoral.