A Câmara de Lajeado aprovou, na sessão desta terça-feira (23), o projeto que amplia os casos em que o Centro De Controle de Zoonoses e Vetores será responsável por acolher animais. A proposta criada por Ana da Apama (MDB) responsabiliza o poder público a abrigar qualquer animal espancado, atropelado em via pública, agonizante/em sofrimento, abandonado, prenhes ou juntos com demais filhotes.
Ana da Apama lamenta que ainda não sejam implantados microchips que permitam identificação do animal e quem é o seu responsável. A autora da proposta lembrou que a ideia é auxiliar animais que não tem tutores. “Essa lei é para os animais que estão abandonados na rua”, define. Marquinhos Schaefer (MDB) demonstrou preocupação em casos de fugas dos bichos das propriedades e se nestes casos os proprietários seriam responsabilizados. O projeto foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para sanção do prefeito Marcelo Caumo.
LEIA TAMBÉM: Lajeado divulga programação da 4ª Semana Farroupilha
Debate sobre recursos para desfile cívico
Também recebeu sinal positivo do Legislativo a liberação de recursos para o Desfile Cívico-Militar alusivo a Semana da Pátria que ocorre em 10 de setembro. O evento terá a participação do 9º Regimento de Cavalaria Blindado do Exército.
O subsídio de R$ 6,8 mil é referente a despesas com alimentação, combustível e hospedagem dos militares. Sergio Kniphoff (PT) manifestou-se contra o investimento. Outros vereadores justificaram que é uma possibilidade de familiares assistirem a apresentação de jovens da região que estão no Exército.
Foi aprovada também a criação de 10 profissionais para as seguintes funções: Auxiliar da biblioteca, bibliotecário, fiscal de planejamento, veterinário, nutricionista, técnico de enfermagem e técnico em edificações.