Exatamente 20 anos atrás, iniciava a 18ª Grande Gincana da Câmara Júnior, que reunia mais de 1,2 mil pessoas, divididas em seis equipes, em Lajeado.
A atividade inicial era a Noite das Nações, onde cada equipe representava uma cultura distinta: Austrália, Canadá, China, Espanha, Marrocos e México. As equipes participantes eram Acuierados, Los Borrachas, Mocidade, Quadrangular, Slan e ZAS.
Taça Lajeado de Futsal
A última rodada da Taça Lajeado de Futsal era realizada na noite do dia 23 de agosto de 2002. O vencedor da
categoria Interbairros foi a equipe do Santo Antônio, que venceu o Santo André por 4×2.
Na categoria livre, o Clube Tiro e Caça e o Aldeia (de Estrela) disputaram o título. O jogo foi acirrado, mas a vitória foi da equipe estrelense, por 4×3.
Enquanto isso…
Maior reserva tropical do mundo – Há 20 anos, o Brasil criava o maior parque de floresta tropical do mundo, o Tumucumaque. A Unidade de Conservação continua até hoje a maior e fica nos estados do Amapá e Pará, em uma área de quase 4 milhões de hectares.
Há 50 anos
Indústria argentina em Lajeado
Há 50 anos, era estudada a instalação de uma fábrica de automotores, da marca Bernardin, em Lajeado. A indústria argentina produziria máquinas automáticas para colheitas
Conforme O Informativo de 1972, o principal fator escolhido pela companhia foi o “calor humano aqui encontrado”. Estava previsto que, dentro de quatro meses, a indústria começasse a ser instalada.
Campeonato de Xadrez encerrado
Há 50 anos, a categoria Principiantes do Campeonato de Xadrez de Lajeado chegava ao fim. A competição era organizada pelo Clube Recreativo Lajeadense (hoje CTC).
O primeiro lugar ficou com Hélio Munhoz; o segundo, com Marcelo Munhoz; e a terceira classificação foi empatada por Paulo Kühn e Legário Koppe. Os resultados da categoria Atuantes, mais avançada, seriam definidos até o final do mês.
Enquanto isso…
Mini-saia – A Folha de São Paulo de 1972 publicava um artigo sobre a mini-saia. Conforme o texto, a peça havia sido introduzida em 1964, apenas 10cm acima do joelho. Em 72, a mini-saia voltava: “curta, mas mais comportada, menos justa e com cores mais discretas”.