Em procissão, fiéis fazem homenagem à Nossa Senhora

TAQUARI

Em procissão, fiéis fazem homenagem à Nossa Senhora

Romaria da Assunção é neste domingo, 21, em Rincão São José. Tradicional caminhada ocorre durante todo o dia, com missa e cantos. Data também marca a aparição da santa em Taquari em 1988

Em procissão, fiéis fazem homenagem à Nossa Senhora
Mais de 30 mil pessoas são esperadas para celebrar a Romaria da Assunção
Taquari

A 32ª edição da Romaria da Assunção é neste domingo, na localidade de Rincão de São José. Perto das 7h, a comunidade iniciou a procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Assunção. A primeira missa foi às 9h, celebrada pelo Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva. A programação continua com missa às 13h, 14h e 15h30. Também haverá oração do terço e cantos às 13h30 e 15h.

A tradicional caminhada, este ano, ocorre durante todo o dia, de forma individual e em grupos, com dez pontos com paradas para orações, onde a comunidade pode contemplar a imagem de Nossa Senhora da Assunção. Mais de 30 mil pessoas são esperadas para as celebrações.

Cleusa (d) saiu em procissão com a filha até o Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Natural do Rincão, Cleusa Maria da Costa saiu do centro da cidade pouco depois das 7h30, acompanhada da filha Caroline, para fazer a procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Assunção. O trajeto levou 1h20.

Cleusa conta que tinha 18 anos quando a comunidade presenciou a aparição de Nossa Senhora da Assunção na localidade. Ela lembra que não chegou a ver a imagem, mas os moradores ficaram em choque e passaram dias em oração.

“Muitas pessoas dizem ter visto. Depois disso, a gente não comia, não ia pra casa, ficávamos lá em oração. Aquilo deixou a comunidade eufórica”, conta.

Na época, havia apenas uma pequena capela no local. O Santuário em homenagem à Nossa Senhora da Assunção foi construído mais tarde e, hoje, recebe fiéis de diferentes cidades do estado.

A aparição de Nossa Senhora de Assunção em Taquari ocorreu em 24 de março de 1988, próximo a uma árvore chamada “chá-de-bugre”. O menino Volnei Quadros da Silva, com 11 anos na época, teve a primeira visão de Nossa Senhora. A romaria é celebrada no terceiro domingo de agosto. 

Uma festa para a comunidade

Para a voluntária e integrante da equipe de música do Santuário, a data é marcada por muita bênção e gratidão. Este ano, ela também destaca o reencontro, já que a celebração não ocorreu nos últimos dois anos. 

O Frei Gastão também ressalta a importância da data para a comunidade. “Este é uma festa do povo, e por isso ele vem em grande número. É a festa de assunção de Maria ao céu”, afirma. 

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais