Valiosas antiguidades

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Valiosas antiguidades

Quem não tem guardadas com carinho e bem preservadas algumas ¨velharias¨ que nos trazem gratas lembranças? E quantos encontram por aí outras antiguidades que provocam o resgate de memórias vividas e de alto valor afetivo?

Muito simples e rústicas, às vezes já de pouca utilidade prática, mas valiosas como recordação de bons momentos vividos em tempos idos.

É o bule de café da vovó, o tamanco do avô, a chaleira de ferro, o livro Queres Ler?, a barrica de vinho, o lampião a querosene, um trabuco velho, uma guampa de canha, uma mesa de carpinteiro, um relógio ¨cebolão¨, uma bicicleta ¨catraca¨, um rádio de válvulas, cristaleira feita ¨à facão¨, uma bomba d´água manual, um penico que seja.

Como todo mundo, imagino, também sou fascinado por antiguidades. E não passo na frente de qualquer estabelecimento que trabalha com a compra e venda delas, sem entrar pra conferir o que tem de interessante no estoque. Muitas vezes pra dar de presente, porque sempre são bem-vindos.


Quem planta, colhe

A nova unidade de produção da Fruki foi muito disputada, por dezenas de municípios nesse Rio Grande a fora. Vários outros empreendimentos que são referência por aqui também estão com planos de ampliação já engatilhados e com os investimentos sendo disputados, ou serão num breve futuro.

Vários fatores determinaram a escolha do local, com certeza muito bem avaliados e com a devida assessoria de especialistas em logística de transportes, qualidade e volume da água subterrânea, infraestrutura de energia e telecomunicações, topografia e dimensão da área física bem como seu custo relativo, possibilidade de futuras ampliações, disponibilidade e acessibilidade de recursos humanos, abastecimento de insumos, incentivos governamentais, visibilidade gerada na rota principal, potencial de integração com o espaço ecológico circunvizinho à unidade de produção, talvez também uma pitada de valor afetivo, e por aí a fora.

Vai gerar um belo impacto econômico e social numa ampla região, basta passar o compasso por cima do mapa geográfico. E não somente a curto prazo, afinal a ¨visada¨ de horizonte deve ter sido no mínimo para os próximos vinte anos.

Vale lembrar também que não é comum ver instituições e empresas cruzando a marca dos 100 anos de sólida história e em constante evolução. As raízes tem que ser muito fortes e saudáveis.


FRUKIRAMA

Realmente foi um baita gol de placa a criação da marca Fruki, abreviação de Frutas Kirst. Marca registrada de nascença, simpática, com apenas duas sílabas, fácil de gravar, design da logotipia cada vez mais caprichada e com sonoridade até internacional.

E a bela história de sucesso desse empreendimento com certeza vai se ampliar ainda mais com as novas instalações, cujas obras começam agora em Paverama.

A propósito: de origem indígena, Paverama significa ¨a terra de todos nós¨. Pelo que entendo, pode ser definido hoje em dia como Pátria.


APRECIE COM MODERAÇÃO…

Lembrou bem o colega colunista Fabiano Conte: o hábito não faz o monge.

À primeira vista o que costuma impressionar bem é, pela ordem: a aparência e o tom de voz. Mas isso pode ser muito superficial.

Uma embalagem bonita não necessariamente é sempre acompanhada por um produto bem qualificado, tem que conhecer o conteúdo também.

A recomendação da cautela é focada também em períodos de campanhas eleitorais. Melhor não julgar e nem escolher somente pelas aparências, às vezes elas enganam.


SAIDEIRA

Sinceridade infantil:

– Quem é o seu herói?

– Papai!

– Porque ele é seu herói?

– É corajoso!

– Há alguma coisa que seu herói tem medo?

– Mamãe!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais