A Berto, com sede em Lajeado e filial operacional em Itajaí (SC), é referência quando o assunto é exportação, importação e distribuição de produtos. Com 18 anos de atividades, completados nesta semana, a empresa foca no desenvolvimento do mercado varejista com produtos de destaque internacional de alta qualidade ao trazer experiências inovadoras ao mercado nacional, além de trabalhar em projetos customizados de importação e exportação, mantendo negócios com mais de 45 países.
De acordo com a fundadora do negócio, Daniela Bertolucci, a empresa nasceu em 2004, a partir de sua experiência em multinacionais e da coragem de empreender. “A primeira sede da Berto foi uma peça de 9 metros quadrados, na minha casa. Eu tinha uma ampla bagagem das empresas pelas quais passei e muita vontade de trabalhar. A partir de 2006 começamos a crescer de maneira mais substancial e convidei o Márcio Gonçalves para ser meu sócio, porque percebi que a Berto poderia ser muito grande”, recorda ela, salientando que em 2021 o faturamento somou R$ 80 milhões e a projeção para esse ano é chegar a R$ 140 milhões.
Exportação
A primeira atividade desenvolvida pela Berto foi a exportação de produtos fabricados por fornecedores parceiros na linha de doces e biscoitos. A empresa se tornou especialista em produtos de alto giro e marcas mundialmente conhecidas. Um dos diferenciais é a customização de projetos para importadores e varejistas, bem como projetos especiais de etiquetagem.
Importação e distribuição
Ao identificar a necessidade de se tornar uma empresa especializada em comércio exterior, a Berto agregou a sua expertise, em 2017, a importação e distribuição de produtos, deixando de somente representar as empresas daqui no exterior. Atualmente, a marca importa e distribui produtos de destaque selecionados para o mercado brasileiro, nas linhas de biscoitos, snacks, bomboniere e bebidas para supermercados, empórios, mercearias, lojas de doces e conveniências. “Contamos com uma equipe de vendas interna e externa dedicada a prestar a melhor experiência de compra”, cita Daniela, salientando o cumprimento aos detalhes de rotulagem e conformidade de 100% dos produtos comercializados.
Negócios Internacionais
A empresa também é especialista no trabalho de inserção de marcas no mercado nacional e internacional, além do desenvolvimento de marcas próprias.
Ações marcam aniversário
Além da nova identidade visual, lançada nesse ano, o 18º aniversário vem sendo marcado por ações de cunho social, o que diz muito sobre quem é a Berto. “Queremos gerar envolvimento e experiências para que este momento fique marcado e faça parte de cada um, e não seja só mais uma comemoração”, enfatiza Daniela.
Desde o final de junho até o dia do aniversário, em 17 de agosto, ocorreram ações e campanhas entre os 58 colaboradores e parceiros com o intuito de ajudar entidades de Lajeado e de Itajaí. Foram escolhidas várias instituições e, após votações, ficaram definidas como beneficiárias a Apama e Slan, de Lajeado; e o Lar Menino Deus e a ADVIR, de Itajaí.
Filiais no exterior
Daniela e Márcio enfatizam o investimento forte em sistemas, como administrativo, financeiro, gerenciamento de armazéns, estoques, comércio exterior e força de vendas, além do fortalecimento de parcerias com fornecedores e a preocupação com a estratégia. “Nosso objetivo é fortalecer laços com marcas importantes para importação e distribuição e ampliar o portfólio. Nossa visão de futuro é abrir filiais no exterior”, adianta a fundadora da Berto.
Nossa estrutura
- Lajeado
Sede Administrativa, Comercial e Comércio Exterior de 500 m²
Bairro Florestal
Telefone: (51) 3011-4515
- Itajaí (SC)
Centro de Distribuição e Operações (CDO Berto)
+ de 2,5 mil m²
+ de 800 m2 Temperatura e Umidade controlada
+2,1 mil posições pallet de armazenagem
Telefone: (47) 3224-3436
sac@bertointl.com.br