Há 20 anos, o Clube Tiro e Caça vendia a antiga sede social da entidade, no centro de Lajeado, por mais de R$ 1,1 milhão.
O valor seria investido na construção de um novo complexo, na chamada “Sede Campestre” (atual local do clube).
Conforme o jornal O Informativo, um investimento de mais de R$ 2 milhões seria destinado à construção do que é hoje o Salão Social do CTC.
A título de curiosidade
O CTC foi fundado em 1916, sob o nome de Tiro de Guerra 236, extinto em 5 de janeiro de 1946. Foi só a partir daí que o clube passou a ter caráter cívico-esportivo, como é hoje. Antes disso, o Tiro de Guerra funcionava semelhante a um quartel do Exército, destinado ao treinamento de tiro ao alvo.
Enquanto isso…
Aquífero ameaçado – Há 20 anos, autoridades já alertavam para a contaminação de uma das maiores reservas de água doce do mundo, o Aquífero Guarani, localizado aqui na América do Sul. Em áreas mais próximas à superfície, os agrotóxicos estavam se infiltrando no lençol freático e contaminando as águas.
Há 50 anos
122 anos da Casa de Cultura
Inaugurada em 20 de agosto de 1900, a Casa de Cultura de Lajeado começou a ser construída em janeiro daquele ano. O espaço foi idealizado pelo então Intendente (prefeito) da Vila de Lageado, Júlio May.
O prédio foi projetado para abrigar o gabinete da Intendência, a Secretaria, a Tesouraria e o Conselho Municipal. O subsolo foi destinado à Cadeia.
Conforme o livro Lajeado I, do historiador José Alfredo Schierholt, nos fundos da Intendência, Júlio May construiu um poço, com bomba manual, para fornecer água potável aos moradores da vila.
O local serviu de prefeitura até a década de 1980, quando se transferiu para o atual prédio. Em 1º de agosto de 1984, o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, em 1991, foi instituída no local a Casa de Cultura de Lajeado.