Acolhimento, segurança e experiência
O trabalho do CRON, segundo a Hematologista, Juliana Kratochvil, preza pelo acolhimento, pela segurança e pela experiência de prestar os melhores serviços em oncologia há 24 anos. Ao ser encaminhado para o atendimento na clínica, geralmente por médicos parceiros, o paciente passa por uma detalhada consulta médica – hoje a equipe conta com um cirurgião oncológico, três oncologistas e uma hematologista, além da equipe multidisciplinar, integrada por farmacêuticas, nutricionista, psicóloga e enfermeiros. “Todos esses profissionais agregam valor e qualidade aos tratamentos”, justifica.
Quimioterapia e Cirurgia Oncológica
Depois de conhecer o paciente, é definido o melhor tratamento. O CRON disponibiliza cirurgia oncológica, cujos procedimentos são feitos em hospitais, e a quimioterapia. “Toda a medicação chega em frascos e, no dia agendado para o paciente receber a aplicação, o medicamento é preparado dentro de uma ‘capela’, com total rigor às normas de qualidade e de segurança”, explica.
Para melhor conforto, as salas de curta e longa duração das aplicações contam com poltronas e leitos confortáveis, sendo permitida a presença de acompanhantes. “Nossa assistência se dá durante e após o fim do tratamento para avaliar riscos e garantir qualidade de vida. Criamos vínculos com nossos pacientes.”
Touca de Resfriamento
Para pacientes com indicação de quimioterapia, o CRON disponibiliza, desde o ano passado, a touca de resfriamento, que reduz a queda de cabelo, um dos efeitos colaterais do tratamento. Ela pode ser usada em todas as sessões. Ao preservar a autoestima e a autoimagem, a touca ainda auxilia na aderência e no resultado dos tratamentos.
Imunoterapia
Outro serviço do CRON é a imunoterapia, cujas infusões tratam outras doenças, como as autoimunes, dentre elas, reumato, dermato e outras patologias inflamatórias. “Recebemos pacientes com indicações médicas para receber medicações imunobiológicas, que é mais um importante trabalho feito pela clínica”, pontua Juliana.
Genética
No CRON, reforça a hematologista, a preocupação com a prevenção também é constante. Por meio de uma parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, o Centro de Oncologia oferece o serviço de pesquisa genética para identificar mutações que podem desencadear câncer. “Os pacientes são encaminhados para avaliação genética, caso tenham indicação, por protocolo, para que outros familiares, como filhos, irmãos, possam também saber de alguma tendência. Isso permite aconselhamento e tratamento precoce.”
Ambulatório de Anemias
Ainda no campo da prevenção, o mais recente serviço colocado em prática é o Ambulatório de Anemias. Primeiramente, ele está à disposição das Secretarias de Saúde dos 36 municípios da região para atender a demanda reprimida de pacientes que precisam consultar com um hematologista. “Mas é também um serviço de apoio aos médicos para agilizar a investigação de anemias para intervenções precoces, com atendimentos para convênios e particular.”
Convênios atendidos pelo CRON:
- Unimed
- IPE
- Prefeituras
- Plano PAS
- Particular
Créditos: Simone Wachholz