O debate sobre a possibilidade de aumentar o número de vereadores em Lajeado voltou aos corredores da câmara legislativa. Hoje a cidade possui 15 parlamentares. Pela constituição, e de acordo com os dados atuais de habitantes na cidade, o número pode ser elevado a até 17.
E a mudança já foi sugerida durante as conversações internas (e discretas) sobre outras tantas ações previstas no processo de revisão da Lei Orgânica municipal. É um assunto que certamente não vai passar despercebido pelo contribuinte mais crítico ao atual sistema político. Afinal, uma boa parte do eleitorado clama por menos poder aos parlamentos.
Acil, a câmara e a esquerda
A sessão plenária da câmara de Lajeado desta semana ficou marcada pelas adversidades entre vereadores ligados à direita, esquerda e centro. No caso, Alex Schmitt (PP), Sérgio Kniphoff (PT) e Márcio Dal Cin (PSDB). E o objeto das fortes discordâncias foi a Associação Comercial e Industrial (Acil) e a decisão da entidade de não chamar (para as reuniões-almoço) os candidatos ao governo do RS mais alinhados à esquerda.
Uma polêmica que poderia ter sido evitada (e melhor explicada) pela direção da Acil. Bastava ter seguido o exemplo da própria Federasul, reforço, que optou por dar voz e vez a todas as correntes ideológicas.
Frente a frente
Em um raro momento da política nacional, os dois principais atores do cenário eleitoral brasileiros estiveram muito próximos durante a posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) ficou frente a frente com o ex-presidente e principal adversário, Luís Inácio Lula da Silva.
A foto é icônica, e um prenúncio desta complexa eleição que promete ser uma das mais tensas nos últimos anos. Mas não será fácil bater essa “meta”. No último pleito, por exemplo, e por mais que muitos busquem normalizar tais fatos, Bolsonaro foi esfaqueado e Lula foi preso.
MP e os banheiros públicos
O Ministério Público (MP) de Lajeado instaurou um inquérito civil para investigar as condições dos banheiros públicos da cidade. O processo é conduzido pelo promotor de justiça Sérgio Diefenbach, e iniciou após duras queixas levadas à câmara de vereadores, especialmente pelo vereador Jones Barbosa da Silva (MDB), o “Vavá”. De acordo com os reclamantes, os problemas se concentram nas estruturas localizadas no Parque Professor Theobaldo Dick, cujas denúncias apontam para o uso de drogas e até prostituição dentro dos espaços.
Reconhecimento estadual
A ascensão da engenheira florestal Marjorie Kauffmann no setor público é meteórica. Diretora na Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado até meados de fevereiro de 2019, a lajeadense alçou voos e assumiu naquele período o cargo de presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Em abril de 2022, um novo voo. Marjorie assume o cargo de Secretária Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura. Agora, ela será homenageada com a Medalha Assis Brasil, uma das principais honrarias concedidas pelo governo estadual. O ato ocorre no dia 2 de setembro, durante a Expointer.
Desistiram
Paulo Tori (Avante) e André Vianini (PL) desistiram do pleito nacional deste ano. Eles chegaram a anunciar as candidaturas a deputado federal e estadual, respectivamente. Mas não estão mais no páreo para representar o Vale do Taquari. Com isso, a região volta a ter nada mais e nada menos do que 21 candidatos. São 16 concorrentes a uma vaga na Assembleia Legislativa, e cinco para o Congresso Nacional.
TIRO CURTO
• Em Lajeado, a vereadora Ana da Apama apresenta um projeto de lei para instituir uma campanha publicitária nos veículos de transporte escolar. A medida visa orientar os estudantes sobre a pedofilia, cyberpedofilia e apologia à pedofilia.
• Faz algumas semanas, a Rua Coberta de Arroio do Meio foi fechada aos eventos em função da ausência de PPCI adequado. Desta vez, o simpático coreto da Praça da Matriz, em Lajeado, foi interditado durante a realização da 16ª Feira do Livro, que ocorre naquela área de lazer central. Outra vez, o problema é a falta de um PPCI adequado para uso do referido espaço.
• A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realiza encontro nesta quinta-feira, em Cruzeiro do Sul. E a concessão dos pedágios não deve ser pauta entre os prefeitos. Aliás, ontem o prefeito de Estrela realizou uma “peregrinação” na região alta para conversar com prefeitos de Encantado, Muçum, Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa. Ele também visitou Arroio do Meio. Aos poucos as coisas parecem voltar ao normal. Ao menos é o que nós desejamos.