Vereador sugere maior transparência em obras públicas de Encantado

projeto de lei

Vereador sugere maior transparência em obras públicas de Encantado

Dados devem ser atualizados no site do Executivo, conforme prevê o projeto. Iniciativa possibilita que comunidade fiscalize os gastos públicos

Vereador sugere maior transparência em obras públicas de Encantado
Projeto está em avaliação por parte dos vereadores. Proposta deve ser votada na próxima sessão do Legislativo. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado

Um projeto de lei sugere maior transparência nas obras públicas do município. A proposta, de autoria do vereador Valdecir Cardoso (PP), foi protocolada na câmara em junho deste ano e agora segue para apreciação dos parlamentares.

Conforme Cardoso, o texto busca instituir uma relação de cooperação entre a administração municipal e a comunidade, de forma em que o Executivo disponibilize dados a respeito das obras públicas que são feitas no município.

“Queremos permitir que o morador acompanhe o andamento dos trabalhos promovidos pelo governo municipal. Desta forma, possibilitará que o cidadão exerça o direito de fiscalizar os gastos públicos”, pontua.

A expectativa do vereador é de que o projeto seja aprovado na próxima sessão ordinária, que ocorre na segunda-feira, 22. De acordo com ele, se aprovado, o Executivo deverá disponibilizar as informações por meio do site da administração.

“Deve conter informações objetivas e concisas sobre as obras públicas promovidas pela administração de forma direta e indireta, bem como a respeito daquelas executadas em parcerias público-privadas ou mediante concessão”, explica a justificativa.

O que o site deve disponibilizar

As informações deverão contemplar os dados do órgão público ou da concessionária responsável pela obra; o valor orçado; o valor já despendido em cada uma delas; a previsão de entrega; e o estágio em que a obra se encontra, em números absolutos e em percentuais.

Caso as obras estiverem interrompidas por mais de 30 dias, deve-se divulgar o tempo de interrupção, os motivos que determinaram a interrupção e as medidas que estão sendo tomadas para a retomada dos trabalhos, o percentual executado do cronograma da obra interrompida, tanto das etapas quanto para a sua conclusão e as datas previstas para o reinício e para a conclusão da obra.

“Quando aprovada, o governo municipal terá o prazo de seis meses para colocar a proposta em andamento. E as informações deverão ser atualizadas a cada dois meses”, observa Cardoso.

Projeto aprovado

Na sessão ordinária dessa segunda-feira, 15, apenas um projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade.

A proposta altera o inciso que trata do Código Tributário Municipal, a fim de oferecer ao contribuinte maior benefício com a quitação em cota única do Alvará de Licença e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza fixo.

Oferece ainda, a possibilidade do cidadão de efetuar o parcelamento de forma intercalada, o que facilita o pagamento sem prejuízo às receitas correntes do município.


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