Investimentos na infraestrutura viária, apoio ao setor primário, revisão da dívida com a União e parcerias com universidades e municípios. Estas foram algumas das propostas e ideias apresentadas por Luis Carlos Heinze (PP) na reunião-almoço promovida ontem pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
A palestra com Heinze abriu a série de reuniões com candidatos ao governo do RS. Até setembro, serão mais quatro encontros, sempre nas terças-feiras. Uma das apostas de Heinze, em um eventual governo, é na diversificação da malha viária, sobretudo com reativação das ferrovias, numa parceria com o governo federal. “Nós vamos trabalhar para renovar a concessão da Rumo. Todos desejam ver as ferrovias funcionando novamente para desenvolver o Estado”, frisa.
Outra aposta do candidato é no Porto Meridional. O projeto bilionário está em fase avançada e aguarda as licenças prévia e de instalação para que as obras iniciem. “Este será o maior investimento no RS nos próximos 20, 30 anos. Não sou o dono do projeto, apenas quero que ele vire realidade e tenho lutado por isso”.
Dívida
Outro ponto abordado por Heinze foi a dívida do Estado com a União. Crítico da adesão ao regime de recuperação fiscal, diz que é preciso fazer um pacto com o governo federal para encontrar uma saída que não prejudique a capacidade de investimentos do RS.
“É preciso rever a dívida. Já estamos em R$ 13, 14 bi. Esse valor não se paga, e compromete o Estado para os próximos anos. O (Eduardo) Leite surfou na onda ao receber recursos do governo federal. Mas não pagou um centavo dessa dívida”.
Heinze ainda prometeu levar o asfalto aos 20 municípios gaúchos ainda sem acesso pavimentado, através de parcerias com os Executivos, e também a buscar soluções para melhorar os índices de educação.
Apoio a Bolsonaro
Em diversas ocasiões, Heinze defendeu o voto em Jair Bolsonaro para que o país “não entre em retrocesso”. Fez críticas a governos de esquerda e também a Eduardo Leite, a quem apoiou em 2018. “Respeito quem pensa diferente e apoia outros candidatos, mas nunca vi tanta transformação como agora”.
Trajetória
Natural de Candelária, Heinze foi vereador e prefeito de São Borja e deputado federal por cinco mandatos consecutivos, sendo o mais votado em 2014. Em 2018, concorreu ao Senado e foi o campeão de votos no RS.
Próximas reuniões
23 de agosto – Onyx Lorenzoni (PL)
6 de setembro – Eduardo Leite (PSDB)
15 de setembro – Roberto Argenta (PSC)
22 de setembro – Ricardo Jobim (Novo)
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook