Bolsonaro no Cristo Protetor

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bolsonaro no Cristo Protetor

Jair Bolsonaro (PL) já foi convidado por diversas vezes para visitar as obras do Cristo Protetor, em Encantado. Os convites iniciaram logo após o içamento do busto e dos braços da gigantesca estátua, em meados de abril de 2021.

Agora, a possibilidade dele visitar o Vale do Taquari ganha forma e corpo. Bolsonaro estará na Expointer e também em um evento destinado às mulheres, no Vale dos Sinos. E a intenção de alguns agentes políticos é levá-lo até o Cristo na tarde do dia 3 de setembro.

A equipe de segurança do chefe da nação já iniciou os contatos com a administração municipal de Encantado. Entre as questões mais complexas, um espaço para o pouso do imponente helicóptero utilizado pela equipe do presidente.


Candidatos na Acil

Hoje inicia a série de reuniões-almoço da Acil de Lajeado com alguns candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Luís Carlos Heinze (PP) é o primeiro convidado.

Na sequência, a entidade realiza encontros com Onyx Lorenzoni (PL), no dia 23 de agosto; Eduardo Leite (PSDB), no dia 6 de setembro; Roberto Argenta (PSC), no dia 15 de setembro; e Ricardo Jobim (Novo), no dia 22 de setembro. E, por ora, não há espaço previsto aos candidatos mais alinhados à Esquerda.


Embate histórico

O prazo para as candidaturas acabou ontem. A partir de hoje, a campanha eleitoral está oficialmente aberta, embora o povo saiba que muitos agentes políticos (com ou sem cargo eletivo em vigência) já estão em campanha desde o fim do pleito passado.

Em âmbito nacional, os principais nomes da Direita e da Esquerda nacional estão confirmados como candidatos. Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estão registrados no TSE ao lado de outros dez postulantes.

E ambos devem realizar um embate histórico. Será o primeiro duelo eleitoral entre um ex-presidente e um atual presidente. Outubro promete!


Gisch, a 16ª CRS e o MDB

Uma correção. Na edição passada comentei sobre a indicação do ex-vereador Waldir Gisch (PP) para a chefia da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O fato é verdadeiro. O que não confere é a informação de que o agente público foi indicado pelo próprio partido.

No caso, o PP. A bem da verdade, a indicação partiu do MDB de Lajeado, graças à boa relação dos emedebistas com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Gisch anda distante do núcleo central do PP lajeadense. E a aproximação com o MDB surgiu de forma quase natural.


O Vale e os pedágios

A consulta pública realizada em conjunto pela CIC Vale do Taquari e Codevat, questionando o edital de concessão das rodovias publicado pelo Estado, apresenta dados interessantes. Entre os 3.720 votantes, 98,1% defendem o adiamento da concorrência pública.

Mas outro dado que chama a atenção é a origem dos manifestantes. A maioria pertence a três municípios: Encantado, com 28,6% dos votantes; Anta Gorda, com 15,7; e Cruzeiro do Sul, com 12,1%. Uma informação pertinente e condizente com os anseios regionais.

Crédito: Divulgação


O Vale e os pedágios II

As três principais broncas dos nossos líderes regionais estão concentradas nestes três municípios. É a manutenção da praça de pedágio em Encantado, a ausência de investimentos previstos para a ERS-332, e o longo prazo até o início das obras de duplicação no trecho de Cruzeiro do Sul (além da manutenção da praça de cobrança na faixa do município).

O edital possui outros questionamentos mais contundentes, mas que envolvem todo o trecho concedido. Como exemplos, o fundo garantidor e a não inclusão do sistema de free flow.


O Vale e os pedágios III

A consulta também apresenta os percentuais de votantes (contrários e favoráveis ao edital) por município. Neste quesito, a imensa maioria das cidades do Vale do Taquari apresenta índices quase unânimes de pessoas contrárias ao modelo de concessão do Estado.

E chama a atenção o posicionamento dos moradores de Colinas. Por lá, 22,2% votaram pela sequência da concorrência pública, sem alterações no edital. A maioria dos colinenses ainda é contra o edital. Mas não há unanimidade na terra do prefeito Sandro Herrmann (PP).


O Vale e os pedágios IV

Hoje, os representantes do Codevat e da CIC Vale do Taquari visitam o parlamento gaúcho. Na agenda, encontro com deputados e com o presidente da Assembleia Legislativa.

Eles querem apresentar o resultado da consulta pública para sensibilizar os parlamentares, e assim garantir uma resposta positiva ao pleito por parte do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Paralelo a isso, as associações comerciais de Encantado, Arroio do Meio e Lajeado ventilam a possibilidade de judicializar, ainda nesta semana, todo o processo de concessão.


TIRO CURTO

• Ontem, a tradicional reunião das comissões permanentes da câmara de Lajeado foi adiada por falta de quórum. No encontro, seriam analisadas 12 matérias legislativas.

• O governo de Lajeado quer criar um modelo de “inspeção predial” para evitar acidentes decorrentes de edificações comprometidas. O projeto de lei já está na câmara.

• No dia 24 de agosto, o governo de Estrela realiza a sessão pública para a contratação de “empresa para criação de software de mapeamento georreferenciado em pontos da área rural”.

• Também em Estrela, o Executivo encaminha projeto de lei à câmara para “garantir a efetividade do Censo Previdenciário”. A matéria inclui regras no Estatuto dos Funcionários Públicos. O novo artigo proposto cita que “o servidor que não comparecer para o recadastramento ou ao recenseamento terá o pagamento da sua remuneração suspenso”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais