Jair Bolsonaro (PL) já foi convidado por diversas vezes para visitar as obras do Cristo Protetor, em Encantado. Os convites iniciaram logo após o içamento do busto e dos braços da gigantesca estátua, em meados de abril de 2021.
Agora, a possibilidade dele visitar o Vale do Taquari ganha forma e corpo. Bolsonaro estará na Expointer e também em um evento destinado às mulheres, no Vale dos Sinos. E a intenção de alguns agentes políticos é levá-lo até o Cristo na tarde do dia 3 de setembro.
A equipe de segurança do chefe da nação já iniciou os contatos com a administração municipal de Encantado. Entre as questões mais complexas, um espaço para o pouso do imponente helicóptero utilizado pela equipe do presidente.
Candidatos na Acil
Hoje inicia a série de reuniões-almoço da Acil de Lajeado com alguns candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Luís Carlos Heinze (PP) é o primeiro convidado.
Na sequência, a entidade realiza encontros com Onyx Lorenzoni (PL), no dia 23 de agosto; Eduardo Leite (PSDB), no dia 6 de setembro; Roberto Argenta (PSC), no dia 15 de setembro; e Ricardo Jobim (Novo), no dia 22 de setembro. E, por ora, não há espaço previsto aos candidatos mais alinhados à Esquerda.
Embate histórico
O prazo para as candidaturas acabou ontem. A partir de hoje, a campanha eleitoral está oficialmente aberta, embora o povo saiba que muitos agentes políticos (com ou sem cargo eletivo em vigência) já estão em campanha desde o fim do pleito passado.
Em âmbito nacional, os principais nomes da Direita e da Esquerda nacional estão confirmados como candidatos. Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estão registrados no TSE ao lado de outros dez postulantes.
E ambos devem realizar um embate histórico. Será o primeiro duelo eleitoral entre um ex-presidente e um atual presidente. Outubro promete!
Gisch, a 16ª CRS e o MDB
Uma correção. Na edição passada comentei sobre a indicação do ex-vereador Waldir Gisch (PP) para a chefia da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). O fato é verdadeiro. O que não confere é a informação de que o agente público foi indicado pelo próprio partido.
No caso, o PP. A bem da verdade, a indicação partiu do MDB de Lajeado, graças à boa relação dos emedebistas com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann. Gisch anda distante do núcleo central do PP lajeadense. E a aproximação com o MDB surgiu de forma quase natural.
O Vale e os pedágios
A consulta pública realizada em conjunto pela CIC Vale do Taquari e Codevat, questionando o edital de concessão das rodovias publicado pelo Estado, apresenta dados interessantes. Entre os 3.720 votantes, 98,1% defendem o adiamento da concorrência pública.
Mas outro dado que chama a atenção é a origem dos manifestantes. A maioria pertence a três municípios: Encantado, com 28,6% dos votantes; Anta Gorda, com 15,7; e Cruzeiro do Sul, com 12,1%. Uma informação pertinente e condizente com os anseios regionais.
O Vale e os pedágios II
As três principais broncas dos nossos líderes regionais estão concentradas nestes três municípios. É a manutenção da praça de pedágio em Encantado, a ausência de investimentos previstos para a ERS-332, e o longo prazo até o início das obras de duplicação no trecho de Cruzeiro do Sul (além da manutenção da praça de cobrança na faixa do município).
O edital possui outros questionamentos mais contundentes, mas que envolvem todo o trecho concedido. Como exemplos, o fundo garantidor e a não inclusão do sistema de free flow.
O Vale e os pedágios III
A consulta também apresenta os percentuais de votantes (contrários e favoráveis ao edital) por município. Neste quesito, a imensa maioria das cidades do Vale do Taquari apresenta índices quase unânimes de pessoas contrárias ao modelo de concessão do Estado.
E chama a atenção o posicionamento dos moradores de Colinas. Por lá, 22,2% votaram pela sequência da concorrência pública, sem alterações no edital. A maioria dos colinenses ainda é contra o edital. Mas não há unanimidade na terra do prefeito Sandro Herrmann (PP).
O Vale e os pedágios IV
Hoje, os representantes do Codevat e da CIC Vale do Taquari visitam o parlamento gaúcho. Na agenda, encontro com deputados e com o presidente da Assembleia Legislativa.
Eles querem apresentar o resultado da consulta pública para sensibilizar os parlamentares, e assim garantir uma resposta positiva ao pleito por parte do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).
Paralelo a isso, as associações comerciais de Encantado, Arroio do Meio e Lajeado ventilam a possibilidade de judicializar, ainda nesta semana, todo o processo de concessão.
TIRO CURTO
• Ontem, a tradicional reunião das comissões permanentes da câmara de Lajeado foi adiada por falta de quórum. No encontro, seriam analisadas 12 matérias legislativas.
• O governo de Lajeado quer criar um modelo de “inspeção predial” para evitar acidentes decorrentes de edificações comprometidas. O projeto de lei já está na câmara.
• No dia 24 de agosto, o governo de Estrela realiza a sessão pública para a contratação de “empresa para criação de software de mapeamento georreferenciado em pontos da área rural”.
• Também em Estrela, o Executivo encaminha projeto de lei à câmara para “garantir a efetividade do Censo Previdenciário”. A matéria inclui regras no Estatuto dos Funcionários Públicos. O novo artigo proposto cita que “o servidor que não comparecer para o recadastramento ou ao recenseamento terá o pagamento da sua remuneração suspenso”.