Maior capacidade de tráfego de veículos, mais segurança aos usuários e obras de arte reestruturadas e dentro dos padrões exigidos. Pontos importantes que contemplam o projeto da construção das faixas adicionais da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Uma cerimônia na manhã de ontem, 11, nas proximidades do shopping, marcou o começo dos trabalhos no trecho.
Trata-se do segundo maior investimento da CCR ViaSul dentro do contrato de concessão da rodovia. O custo previsto para execução da terceira faixa em ambos os sentidos nos 5,1 quilômetros do trecho, bem como nas demais intervenções, chega a R$ 100 milhões. A previsão é de entregar a obra concluída em dois anos.
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Ao longo deste período, a rodovia será um grande canteiro de obras, segundo o gerente de operações da CCR, Diogo Stiebler. Para isso, a concessionária trabalha em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para causar o menor transtorno possível aos usuários.
“Há um trabalho importante de comunicação, de falar à sociedade que uma obra importante vai acontecer, para que o motorista tenha bastante atenção e siga a nossa sinalização. O planejamento está sendo feito e as interferências ocorrerão em horários para que a população não seja prejudicada e só colha os frutos”, salienta.
Os trabalhos iniciam pelo trecho de Lajeado. A construção da nova passarela no acesso ao shopping é a primeira grande intervenção. A travessia substituirá a estrutura existente hoje, erguida na década de 1990. Também está em preparação o canteiro de obras, a cargo da Eurovias, empresa terceirizada contratada pela concessionária.
Retomada
Diretora nacional de implantação da CCR Rodovias, Thais Caroline Borges se disse impressionada com a pujança econômica da região, em sua primeira visita ao Vale. Ela ressalta a importância do investimento e garante que a concessionária se preparou e estudou muito para executar as obras no trecho.
“Entendemos a responsabilidade e a importância dessas duas cidades para o estado. É uma grande obra, que será construída por muitas mãos. Um benefício incalculável a população, um legado de dezenas de anos que fica para esse grande corredor. Cria-se um grande portal de desenvolvimento na BR-386”, pontua.
Conforme Thais, serão 252 mil metros cúbicos de movimento de terra para a construção da terceira faixa e demais intervenções, o que equivale a 25 mil caminhões carregados de material. Somente nesta obra, estima que serão gerados 300 empregos diretos.
Impacto aos municípios
Prefeitos de Lajeado e Estrela, Marcelo Caumo e Elmar Schneider estiveram presentes na cerimônia e exaltaram o trabalho desempenhado pela concessionária na BR-386, bem como abordaram a importância das obras para os municípios e também ao Vale do Taquari.
“A região é cercada por pedágios e tivemos muito medo com o processo de concessão, pois se pagava tarifa e não tinha obra. A CCR vem aqui e quebra esse paradigma. Não eramos acostumados com isso. Recebe aplausos de toda a comunidade e dos municípios”, afirma Caumo.
Na mesma linha Schneider valorizou a parceria com a concessionária e define o momento como histórico para o Vale do Taquari. “A BR-386 será um corredor pujante de desenvolvimento para a região e vai trazer mais agilidade e segurança aos motoristas. Estaremos numa das rodovias mais modernas do país”, enaltece.
As obras previstas ao trecho:
– Alargamento das pontes sobre o rio Taquari (km 349,5) e o Arroio Boa Vista (km 350);
– Reformulação dos viadutos nos acessos à Avenida Alberto Pasqualini (km 347) e Bento Rosa (km 349,1), em Lajeado, e no acesso ao Porto de Estrela (km 350,5);
– Duas novas passarelas em Lajeado, no acesso ao Shopping (km 346,2) e nas proximidades da Fruki (km 347,8);
– Readequações nas ligações com a ERS-130 (km 346,1), Avenida Alberto Pasqualini (347) e Bento Rosa (349,1), em Lajeado, e nas ligações com o Porto (350,5) e a RSC-453 (351,2), em Estrela;
– Construção do novo viaduto e trevo de acesso à ERS-129 (km 349,7), em Estrela;