O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu manter a decisão do TJD-RS no caso Avenida e assim a equipe de Santa Cruz do Sul jogará a primeira divisão do Campeonato Gaúcho em 2023. A definição ocorreu em sessão virtual do STJD na tarde desta quinta-feira, 4, no Rio de Janeiro.
O relator Paulo Feuz votou pela decadência do prazo para denúncia de irregularidade, o que foi seguido por outros quatro auditores. Apenas um voto foi divergente, encerrando o julgamento em 5 votos a 1. Assim, o STJD concordou com a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul. Julgou que as denúncias de Inter-SM e São Gabriel ocorreram após o prazo permitido.
Com o resultado do julgamento, o Avenida segue como segundo representante da Divisão de Acesso classificado para o Gauchão de 2023. O Periquito perdeu a final da competição para o Esportivo. Assim, o Lajeadense, terceiro colocado, disputará mais uma vez a segunda divisão estadual na próxima temporada.
O clube de Lajeado foi representado por advogado contratado direto do Rio de Janeiro. Na sustentação oral, ele enfatizou que o prazo de denúncia não poderia ser mais preponderante do que o regulamento da competição. São Gabriel, na acusação, e Avenida, na defesa, também foram representados por advogados na sessão.