Vai e volta em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Vai e volta em Estrela

O governo de Estrela criou mais um ruído desnecessário com a comunidade. Após a tentativa frustrada de municipalizar duas escolas estaduais, e depois de anunciar de supetão um recesso escolar nas creches municipais, o Executivo estrelense literalmente “bateu cabeça” com relação aos atendimentos públicos junto ao PA+.

LEIA MAIS: Governo recua e encerra limitação no PA+

As recentes decisões conflitantes demonstram que, em determinados momentos, alguns agentes públicos do alto escalão possuem carta branca para tomar decisões próprias. E isso começa a incomodar o prefeito.


Consulta e pedágios

Conforme divulgamos na quinta-feira, o Codevat vai coordenar uma pesquisa pública regional sobre o modelo de concessão de pedágios oferecido pelo Estado ao Vale do Taquari. O link para a população opinar sobre o edital que já foi publicado estará disponível entre os dias 1º e 10 de agosto no site da entidade, e também nos portais de associações e câmaras comerciais envolvidas no intenso debate.


Pro_Move Lajeado no MT

Crédito: Divulgação

Representantes da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e do movimento Pro_Move Lajeado, Oto Moerschbaecher e Albano Mayer participaram de um evento na Associação Comercial de Nova Mutum, no Mato Grosso, onde a Univates iniciou uma série de atividades acadêmicas, de pesquisas e de análises.

O encontro ocorreu na quarta-feira, e serviu para a apresentação do case do Pro_Move para empresários, acadêmicos, professores, agentes públicos e privados daquele município.


Melhorias no CTC

Presidente do Clube Tiro e Caça, o consultor Fernando Röhsig apresentou algumas novidades sobre a entidade. Durante entrevista ao Frente e Verso, na semana passada, ele divulgou números de associados e novos ingressos, e também falou sobre mudanças na infraestrutura.

Nas fotos, o projeto de remodelação do andar térreo do salão social, com a criação de um “chimarródromo”, reforma dos banheiros, realocação do almoxarifado e sala de ginástica, criação de uma área de recreação coberta para crianças e adolescentes, entre outros. Os serviços perduram até novembro.

Créditos: Divulgação


Discrição pré-eleitoral

O governo do Rio Grande do Sul mudou a política de comunicação no início de julho. Mais precisamente no dia 2 de julho. Conforme consta no portal oficial, os sites de secretarias do Executivo estadual, órgãos e vinculadas passaram a adotar procedimentos excepcionais em atendimento às restrições determinadas pela legislação eleitoral.

Com isso, as notícias foram centralizadas no portal de notícias do Estado, e as respectivas redes sociais ficam temporariamente inativas. E é importante que os municípios também se preocupem.


TIRO CURTO

• Tá certo que o governo de Estrela poderia ser mais habilidoso no momento de comunicar a comunidade sobre algumas decisões mais complexas. Mas o uso maquiavélico destas situações por parte de alguns adversários políticos (ou seriam incendiários?), por vezes, é ainda pior.

• O prefeito de Estrela sancionou a lei que obriga o registro eletrônico (por meio de chip) de “todos os cães do canil e ONG´s, gatos e equinos”.

• Ex-servidor público do governo de Estrela, Guilherme Engster foi efetivado para atuar junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, cujo secretário é o ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann. Engster vai compor o Grupo Transitório de Assessoramento Estratégico (GTAE), ligado à Casa Civil do Estado.

• Secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado, Carlos Reckziegel estará em licença entre os dias 1º e 10 de agosto. Durante o período, a secretaria será comandada pelo servidor Fabrício Meneghini.

• O governo de Lajeado republicou o edital para contratação de empresa responsável por diversos serviços junto ao Laboratório de Inovação Governamental e Social, o Labilá. Entre os objetos da licitação, prevista para ocorrer no dia 15 de agosto, paisagismo, adequações elétricas e compra de mobiliário.

• A SAIDAN Associação Assistencial convoca os associados para a Assembleia Geral Ordinária da entidade, que ocorre neste sábado, dia 30, a partir das 8h30min. O evento ocorre na sede, localizada no bairro Morro 25, e os associados elegem o novo Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal, e a nova Diretoria para o biênio 2023-2024.

• Em Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) protocolou projeto de lei para conceder o título de Cidadão Teutoniense a Neori Ernani Abel, “pelos relevantes serviços prestados ao município”.

• Ainda em Teutônia, o vereador Vitor Krabbe (PDT) encaminha indicação ao Executivo para construção de gavetas mortuárias no cemitério municipal.

• Vereadora em Arroio do Meio, Adiles Meyer (MDB) sugere a criação de um Selo Turístico para o município. Segundo ela, a escolha pode ser escolhida por meio de um concurso popular.

• A Câmara de Vereadores de Encantado busca um profissional de comunicação.

• Pré-candidato a deputado estadual, Beto Albuquerque (PSB) ainda não definiu o que fazer no pleito de outubro. Ele não quer ser o vice na chapa de Edegar Preto (PT). Logo, a solução seria ele desistir da eleição majoritária. A decisão deve ser divulgada nesta segunda-feira.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais