Na segunda-feira, 1º de agosto, quando os estudantes do 5º ao 9º Anos do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo retornarem das férias de inverno terão uma grande surpresa: as salas de aula das dez turmas estarão equipadas com telas digitais de 80 polegadas, substituindo os quadros brancos, instalados há 12 anos.
Os espaços mais interativos, criativos, dinâmicos e propícios para ensinar e aprender reforçam, mais uma vez, o pioneirismo do GA como a primeira instituição privada do Vale do Taquari a oferecer os equipamentos nessa quantidade. “Mais importante do que sermos pioneiros serão as possibilidades assertivas de aprendizagens que o investimento proporcionará aos estudantes. As telas digitais permitirão uma melhor retenção das informações, com muita interatividade, viajar para qualquer lugar do mundo, e a exploração de múltiplos formatos de conteúdo”, elenca o diretor Edson Wiethölter.
Aprendizagem potencializada
Ele reforça que todo o trabalho pedagógico que já vem sendo desenvolvido será potencializado. “Entramos em um novo cenário das tecnologias em sala de aula. Essas telas nos levarão longe a título de aprendizagem significativa, pois professores e alunos poderão mergulhar nesse mundo digital de maneira mais abrangente”, salienta, lembrando que o projeto foi aprovado em 2021, quando começou a importação dos equipamentos.
Reposicionamento e evolução
O reposicionamento do GA no mercado fortalece o seu protagonismo na educação regional e consolida projetos que impactam a vida da comunidade escolar. Em 2022, quando completa 55 anos de história, a instituição inaugurou a Unidade de Ensino Médio – Campus Univates, implantou o bilinguismo, apresentou sua nova marca, a primeira mutante poética da região, e reforça o seu foco nas novas tecnologias. “Estamos muito felizes e gratos às equipes pedagógica e administrativa por tudo o que têm feito para que a nossa escola impacte de forma muito positiva todos os seus públicos”, enfatiza.
Ampliação do Ensino Bilíngue
O retorno das aulas para o próximo semestre será marcado por mais novidades no GA. Conforme a coordenadora da Área de Linguagens, Deliene Kotz, o Ensino Bilíngue, que já abrange seis turmas do Nível 3 (5 anos) e 1º Anos (6 anos), vai ser estendido para alunos dos 2º Anos do Ensino Fundamental a partir desta segunda-feira. A estrutura pedagógica será a mesma, com dupla docência, ou seja, com dois professores simultâneos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa em sala de aula.
Os resultados conquistados até aqui, bem acima das expectativas, e as solicitações das famílias, explica o diretor, justificam a antecipação do projeto para mais turmas ainda em 2022. Ele também adianta que há planos de implantar o bilinguismo nas turmas de 3º Anos. “Se confirmar essa meta, viramos o ano com a dupla docência até o 4º ano, que é o projeto base da escola.
“Assim como estão os estudantes de 5 anos na Língua Portuguesa, que entendem, falam e se comunicam, queremos o mesmo status até o 4º Ano na Língua Inglesa, para então mergulhar na gramática e qualificar até o 9º Ano as quatro competências: entender, falar, ler e escrever.”
Créditos: divulgação