A pesquisa do Projeto “Rumo – O Futuro da Mão de Obra na Região”, realizada pelo Grupo A Hora, apontou que muitas empresas buscam nos perfis na rede social dos candidatos à vagas mais informações sobre eles. Os adolescentes e jovens, nativos digitais que são, precisam estar atentos a esse processo. Por isso, a Dale Carnegie tem apresentado ao Vale do Taquari o Geração Futura, uma formação voltada para jovens de 12 a 17 anos.
Segundo Beatriz Vieira, trainer do Geração Futura, o objetivo do treinamento é ampliar o olhar do jovem para seu futuro, para que ele consiga planejar e fazer a gestão do seu tempo. “Muitos jovens têm tempo mas não conseguem aproveitar. Queremos que eles possam despertar sua veia empreendedora, evoluir na comunicação, fortalecer as amizades e melhorar o relacionamento com os pais em casa”, explica.
Para ter a certeza que o jovem vai aproveitar o momento, independente da faixa etária, a equipe da Dale Carnegie conversa com os pais, mas entrevista também o adolescente, para que ele tenha o máximo de aproveitamento. “Os pais são orientados e recebem treinamento para apoiar os jovens nas mudanças que eles buscam. E muitos deles trazem relatos de comportamento diferente em termos de ansiedade, decisão e mercado de trabalho”, conta.
Filhos e pais aproveitam
Um dos elementos centrais do Geração Futura é dar experiência aos jovens, que vão além do ambiente acadêmico. E este foi um dos motivos que fez Marinês Heineck matricular o filho, Gabriel Heineck Secchin, de 16 anos, em uma das formações. “Ele está vivendo experiências que vimos somente na faculdade ou na pós-graduação. E isso com 15, 16 anos. Ele vai poder aproveitar tudo, sempre a partir de uma metodologia”, avalia.
Já Gabriel ressalta o quão foi esclarecedora a experiência com o Geração Futura, principalmente por descobrir pontos fortes e fracos que precisam ser melhor desenvolvidos, como a comunicação. “Uma das coisas mais proveitosas foi poder falar de forma mais leve na frente das pessoas, principalmente de quem eu não conheço”, comenta.
De acordo com Marinês, ela havia imaginado que quem aprenderia mais era o filho, mas percebeu que também tinham coisas a aprender para conviver com ele de uma maneira harmônica. “Isso trouxe bastante clareza e melhorou nossa comunicação com o nosso filho”, conclui.
O Geração Futura trabalha cinco áreas:
- Autoconfiança e autoestima;
- Habilidade de se relacionar;
- Comunicação;
- Liderança e gestão de prioridades;
- Controle emocional.
Geração Futura em Lajeado
- Já foram realizadas 3 edições presenciais;
- Cerca de 100 jovens treinados.
- 12 sessões de treinamento;
- Três meses de formação;
- Encontros semanais de 3h30;
- Sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30.
Mais informações
Instagram: @dalecarnegievaledotaquari
Telefone: 53 991522326 | 53 991447272 | 51 989410301 | 51 996113279