Boa parte das crianças, ao entrar nas escolinhas de futebol, sonham em se profissionalizar e atuar em grandes clubes do Brasil ou da Europa. Morador de Teutônia, Edimilson Farias, 21, tem nesta temporada a primeira experiência internacional.
Com contrato de um ano, desembarcou em Portugal nessa terça-feira. Na próxima segunda-feira se apresenta ao Guarda Desportiva, da cidade de Guarda. A equipe disputa a quarta divisão nacional. “A expectativa é muito boa. Vou me preparar bem para aproveitar as oportunidades que aparecerão”, vislumbra.
Cita que a visibilidade em Portugal é maior do que no Brasil. “Aqui vou jogar na quarta divisão nacional, no Brasil estava girando no interior do Rio Grande do Sul, onde é mais difícil de aparecer”, cita.
Farias destaca que a proposta surgiu por meio do pai de um ex-colega de base. O intermediário é um ex-atleta profissional com passagem pelo futebol alemão.
Poucas oportunidades
As poucas oportunidades que teve com Gelson Conte em 2022 pesaram na escolha em deixar o Lajeadense. Diferente de 2021 onde atuou em sete jogos da Divisão de Acesso, nesta temporada não entrou em campo. Mesmo assim analisa como positiva a passagem pelo Lajeadense. “Aprendi muito e adquiri muita experiência”, considera.
Antes do Lajeadense, Farias havia atuado profissionalmente no Brasil, de Farroupilha. Na base passou por Novo Hamburgo e Lajeadense.