O Clube Esportivo Lajeadense ingressou no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva com um pedido de habilitação de terceiro interessado no julgamento do Avenida, no caso que pode tirar do time de Santa Cruz do Sul a vaga ao Campeonato Gaúcho de 2023. O Alviazul, nesta forma, entraria na disputa pela vaga à primeira divisão.
O Avenida foi denunciado por infringir o artigo 24º do regulamento da Divisão de Acesso, que permite apenas que oito jogadores que haviam atuado na primeira divisão dos campeonatos regionais do primeiro semestre sejam utilizados por cada equipe.
O Avenida teria usado nove. Oito entraram em campo, mas um recebeu o cartão amarelo no banco de reservas. O time foi denunciado ao TJD-RS baseado no artigo 214 do CBJD (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente).
O Lajeadense entra no julgamento como terceiro interessado. Formalmente, além do clube de Lajeado, Internacional, de Santa Maria, e São Gabriel, são interessados. Como o Alviazul terminou a Divisão de Acesso na terceira colocação, o clube poderia ser beneficiado com a vaga em caso de eliminação do Avenida.
O processo foi incluído na pauta da Procuradoria do STJD do dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro.