Voo livre ameaçado no Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Voo livre ameaçado no Vale

Vale do Taquari

A prática do voo livre é uma tradição no Vale do Taquari. Hoje, a nossa região é referência internacional no esporte e isso é uma construção coletiva que não nasceu da noite para o dia. Muito pelo contrário. É um processo longo e complexo. É fruto de muitas mãos e do esforço incansável dos praticantes, apoiadores e admiradores da modalidade.

Dito isso, é preciso ficar atento às queixas dos esportistas. Os pilotos temem pelo fim dos principais espaços destinados à prática na região, algo que precisa ser avaliado pelos mais diversos entes públicos e privados.

Não é o primeiro movimento neste sentido. Décadas atrás, a prática do paraglyder dividia os céus do Vale do Taquari com os pilotos de asa delta. E o principal ponto de decolagem era a pedreira do Morro Gaúcho, em Arroio do Meio.

Entretanto, e após o plantio de eucalipto no pé da montanha, a pista de pouso restou comprometida e os tradicionais campeonatos foram suspensos na região. Dessa vez, a ameaça não é o eucalipto. É ainda mais complexo. E fica a nossa torcida para que os agentes envolvidos encontrem um denominador comum.]


“Gato e cachorro não se cruzam”

A frase é do vereador e presidente da câmara de Encantado, Valdecir Gonzatti (MDB), durante entrevista ao Frente e Verso de segunda-feira.

Ele se referia ao PP e ao MDB. A afirmação fora feita, também, em plenário. O que gerou certa polêmica com outros vereadores.

Fato é que a rivalidade entre as duas siglas é histórica na principal cidade da região alta do Vale do Taquari. E o acordo firmado em 2020 para a majoritária foi uma obra do acaso.


TIRO CURTO

• Parabéns aos organizadores das mais diversas festas do Colono e Motorista realizadas nos últimos dias. É uma tradição no Vale do Taquari que precisa ser mantida e valorizada. Afinal, a força do caminhoneiro e do produtor rural é fundamental para o desenvolvimento de qualquer região.

• E parabéns, também, aos novos integrantes da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).

• O governo de Estrela projeta para o dia 10 de agosto a licitação que prevê, entre outros serviços, a iluminação das praças nos bairros Oriental/Moinhos, Oriental/Marmitt, Auxiliadora, e também da cobertura do Parque Princesa do Vale. Os investimentos (mais de R$ 550 mil) são parte do acordo firmado com o Estado, dentro do programa Ilumina RS.

• A câmara de Lajeado recebeu novo projeto de alteração do Plano Diretor. Desta vez, a proposta sugere mudanças nos traçados da Av. Rio Grande do Norte e rua Rio Grande do Sul, também sugere que “as atividades passíveis de licenciamento ambiental que estejam acima da cota 24m serão analisadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente”.

• Ainda sobre a câmara de Lajeado, a previsão é votar no dia 2 de agosto a matéria que cria o novo bairro da cidade. No caso, o Bairro Jardim Botânico.

• O fim de semana foi de confirmação para muitos pré-candidatos do Vale do Taquari. O mesmo deve ocorrer nos próximos dias. São muitos, eu sei. Mas também são muitos os eleitores que, em anos anteriores, optaram por candidatos de fora. E chegou a hora de equalizar toda essa matemática eleitoral e valorizar um pouco mais quem nos representa.

• Por falar nisso, o candidato a governador Onyx Lorenzoni (PL) visita o Vale do Taquari nesta terça-feira. Ele tem agenda em Lajeado, Arroio do Meio e Encantado. No fim do dia, acompanha evento de lançamento da candidatura de Felipe Diehl (PL) ao congresso nacional. O evento ocorre no CTG Tropilha Farrapa, a partir das 19h, em Lajeado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais