Com objetivo de conscientizar sobre a importância de não desperdiçar alimentos, a Cooperativa Dália, por meio do refeitório do Complexo Avícola de Palmas, em Arroio do Meio, propôs uma iniciativa aos cerca de 390 funcionários que almoçam diariamente no local. A campanha, que começou neste mês, premia quem alcançar as metas estabelecidas pela empresa e já obtém resultados positivos.
Os funcionários que almoçam no local recebem um tag ao devolver a bandeja sem sobras de comida. “Sabemos que eles adoram sobremesa e utilizamos esta informação para implementar a iniciativa. Criamos uma pequena tag com um frango desenhado para representar nossa unidade e, ao devolver a bandeja sem sobras, o funcionário recebe uma tag, que deve ser guardada e, ao acumular dez delas, tem direito a uma sobremesa especial, servida nas sextas-feiras”, explica a nutricionista Stéfanie Simonis Lucca.
A sobremesa, explica a profissional, é diferente das habitualmente servidas. “O funcionário que recebe a sobremesa também ganha outra tag, de cor dourada, para ser colada no crachá, simbolizando o reconhecimento e seu bom exemplo.” Mesmo recente, a campanha tem grande adesão, sendo que a primeira sobremesa especial já foi servida. “Foi um brownie de chocolate com calda de creme, mas faremos outras receitas”, ressalta Stéfanie.
“Trabalhar a conscientização”
Para o gerente da Divisão Corte de Frango, Eduardo Koefender, a iniciativa surgiu por causa dos desperdícios. “Nossa demanda é trabalhar a conscientização e estimular essa cultura que diminui as perdas, trazendo resultados positivos para a empresa e ainda beneficia os funcionários com uma surpresa”, justifica. Ele destaca ainda a expectativa positiva em relação aos resultados da ação. “Temos uma grande expectativa, onde a nutricionista já tem notado mudanças significativas na quantidade em quilogramas a menos nessas primeiras semanas.”
Sem desperdícios
Um dos funcionários reconhecido com a tag dourada foi o supervisor de manutenção, William Tuchtenhagen, que reforça a importância da conscientização. “Apesar de a sobremesa ser muito boa, o mais importante é a iniciativa de não desperdiçar a comida e, por isso, espero que cada vez mais essa cultura seja divulgada.”
créditos: Kastenes Roberto Casalli/divulgação