Um ano depois, município inicia obras em Conventos

OBRA

Um ano depois, município inicia obras em Conventos

Avenida Pedro Theobaldo Breitenbach recebe primeira obra de impacto após municipalização. Cronograma de intervenções inicia pela troca da canalização. Intenção é dobrar tamanho da via

Um ano depois, município inicia obras em Conventos
Máquinas trabalham na avenida. Trânsito esteve em parte bloqueado durante toda a manhã e tarde de ontem. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Principal via do bairro Conventos, a Avenida Pedro Theobaldo Breitenbach terá a capacidade de tráfego aumentada. As obras de alargamento iniciaram nesta semana. Os trabalhos serão divididos em etapas, no trecho entre as ruas Rodolfo Bischoff e Carlos Kronhardt.

O alargamento é a primeira grande obra desde a municipalização dos 6,28 quilômetros do trecho urbano da ERS-421. Pelo cronograma do governo, a etapa inicial prevê a instalação de canalização com dupla camada de concreto armado, de 80 centímetros de diâmetro, para melhorar o escoamento pluvial. Depois, será colocada a cobertura com material base da futura pista.

Já a segunda etapa prevê a construção de uma nova pista de asfalto, no lado esquerdo da via no sentido Lajeado-Forquetinha, e também de calçadas de passeio padronizadas. Após, conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann, o governo vai encaminhar o alargamento do outro lado. “Ela vai virar, de fato uma avenida, com 20 metros de largura. Hoje, são dez”, projeta.

A ideia é ter duas faixas de trânsito em cada sentido, sem vagas de estacionamento. “Quando aprovamos o Plano Diretor, um dos objetivos era esse alargamento, que só seria possível com a municipalização”, pontua. O alargamento deve ser feito, num primeiro momento, até o campo do Estudiantes.

Canalização precária

A opção por iniciar os trabalhos com a troca da canalização, segundo Bergmann, se dá por uma necessidade antiga da comunidade. Em dias de chuva forte, alagamentos são comuns em alguns pontos da avenida, sobretudo nas imediações do Colégio Sinodal Conventos.

“Temos que começar de baixo e tirar toda essa canalização antiga, de 20 anos atrás. Ela não comporta o escoamento da água, pois tivemos o surgimento de muitos loteamentos. Joga água na pista e causa muitos transtornos”, frisa. O secretário lembra que as intervenções em frente ao colégio foram feitas primeiro devido às férias escolares.

Para auxiliar na execução dos trabalhos, o Departamento de Trânsito vai reforçar a fiscalização e o controle do fluxo no trecho, pois, em alguns momentos do dia, haverá bloqueio parcial da pista, com liberação do trânsito em apenas um sentido.

Obra necessária

Natural de Colinas, Rucart Egon Horst reside há quase 30 anos às margens da ERS-421. Viu o desenvolvimento do bairro Conventos e considera a obra necessária, ainda que cause alguns transtornos a moradores e comerciantes do entorno.

“Penso que o alargamento já deveria ter sido feito. A estrada é muito estreita e nós já tentamos buscar soluções, pois acontecem muitos acidentes aqui. Creio que vão haver alguns conflitos, mas é preciso olhar ao futuro”, salienta. Horst, contudo, acredita que faltou visão há três décadas, sobre a necessidade de fazer da estrada uma avenida. “Deveria estar no Plano Diretor naquela época”.

Sob nova direção

A municipalização da ERS-421, no trecho urbano de Lajeado, foi oficializada no ano passado, com a assinatura do termo de transferência de responsabilidade sobre o trecho.

Porém, moradores demonstraram insatisfação com a demora na execução de melhorias. Em maio deste ano, A Hora relatou problemas como falta de sinalização, buracos e ausência de calçadas de passeio em alguns trechos da rodovia.

 

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais