O protagonismo dos profissionais de recursos humanos no desenvolvimento corporativo foi tema de painel realizado na manhã de ontem na Acil.
Promovido pelo Grupo RHs do Vale do Taquari, o evento teve como palestrantes o diretor-presidente do Grupo Imec, Leonardo Taufer e a fundadora e diretora Administrativa da Bremil, Alaidete Miguel, com mediação do articulador do Pro_Move Lajeado, Albano Meyer.
Taufer falou sobre o papel do setor de RH em estar atento ao negócio, de forma a oferecer à organização os recursos humanos necessários para o cumprimento do propósito e valores da empresa. “Ele precisa ter a competência de olhar a companhia de uma perspectiva maior maior, a ponto de entender de fato o que ela precisa para se desenvolver.”
Conforme Alaidete, o sucesso de uma organização passa pela pela motivação e alinhamento das pessoas que participam do trabalho no dia a dia, por isso o protagonismo dos RHs nos resultados. “As empresas são feitas de CPFs. Não existe CNJ sem pessoas.”
Ao RH contemporâneo, não cabe apenas a tarefa burocrática de gerir contratações e demissões: é preciso assumir o protagonismo com foco nos resultados do negócio. Isso significa ter responsabilidade quanto ao desempenho – e bem estar – de todas as pessoas envolvidas.
Certel promove formação em cooperativismo
A Certel concluiu na quarta-feira, 20, curso de educação cooperativista para conselheiros fiscais e administrativos. Ministrada por Fernando Röhsig (na foto com o presidente da cooperativa, Erineo Hennemann), a qualificação abordou temas como atribuições, e responsabilidades, equidade, transparência e a importância da prestação de contas. Em agosto, Röhsig também ministrará curso sobre Governança
Cooperativa para delegados e suplentes. No dia 30, a formação ocorre no auditório da da Certel, em Teutônia, para as microrregiões de Teutônia, Salvador do Sul e Taquara No dia 31 o evento ocorre no Hotel Vallér, em Lajeado para as microrregiões de Lajeado, Marques de Souza e Alta do Vale.
Alta de juros na Europa leva dólar a R$ 5,50
O Banco Central Europeu anunciou ontem o primeiro aumento na taxa básica de juros em 11 anos. Com elevação de 0,5% a taxa de depósitos foi de -0,5% para 0%, enquanto a taxa de empréstimos foi de 0,25% para 0,75%.
As taxas de juros da zona do Euro estavam negativas desde 2014 – medida adotada para incentivar o consumo e a economia em meio a crise da dívida pública. Com o aumento nos juros, a tendência é de desaquecimento da economia e consequente queda na inflação, que chega próximo dos dois dígitos nos países europeus.
Consequência da elevação da taxa básica de juros na Europa, o dólar operou em alta ontem, ultrapassando a barreira dos R$ 5,50. Na quarta-feira, a moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 5,46 – maior patamar de fechamento desde 24 de janeiro. Com o resultado, o dólar acumula alta de 4,36% no mês.
RÁPIDAS
• Mutirão de contratações – Com objetivo de preencher posições com ingresso imediato, a BRF promove na segunda-feira, 25, um mutirão de contratações. As vagas são para cargos de Operador e Manutenção e os requisitos são ser maior de idade, ter ensino fundamental incompleto e disponibilidade para trabalhar em turnos. Os interessados deverão comparecer à Sociedade Esportiva e Recreativa BRF, das 9h às 15h, munidos do CPF, RG e Carteira de Trabalho. Mais informações pelo telefone (51) 3714-8904 ou WhatsApp (51) 99222-4685.
• Transformação digital – O Taquari Valley e a Acil, promovem painel gratuito sobre como começar o processo de transformação digital nas empresas. O evento ocorre na terça-feira, 2 de agosto, a partir das 18h30 min, no salão de eventos da Acil. Participam do encontro a vice-presidente de Design Digital e Inovação da Ilegra, Caroline Capitane e oo co-founder & CTO da BIMachine, Augusto Fleck, com mediação do diretor da Construtora Zagonel e presidente da Construmóbil 2022, Joni Zagonel. As inscrições podem ser realizadas no sympla.com.br.
• Alta na publicidade – Estudo desenvolvido pela Dentsu Global mostra que os investimentos em Publicidade ao redor do mundo podem chegar a US$738,5 bilhões em 2022. Os valores representam crescimento de 8,7% no setor na comparação com o ano passado. Um dos principais destaques é a América Latina, com projeção de chegar a US$ 329,6 bilhões. O Brasil corresponde a 9% dessa elevação, em um ano onde o mercado publicitário será impulsionado pelas eleições majoritárias e a Copa do Mundo.