Modalidade olímpica, o Basquete 3 x 3 ganha destaque no Rio Grande do Sul. Hoje, a melhor equipe do estado é de Encantado. O Sporting Futebol Club Magnatas da Bola.
A equipe foi criada em 3 de fevereiro de 2007 com a intenção de disputar competições de futebol 7 e futsal. Com o passar dos anos, migrou para outras modalidades como voleibol e atletismo, até que em 2020 ingressou no basquete 3 x 3.
Elias Chanan Vichinheski, o “Bala”, e Tiago Cardoso foram os idealizadores do projeto. A primeira competição na modalidade foi ainda em 2020 e não foi positiva. A equipe ficou em décimo lugar. Pouco tempo depois, após um período de treinamentos, terminou em terceiro lugar em um campeonato em Caxias do Sul. A ascensão foi a partir do segundo semestre de 2021.
Foram dez campeonatos conquistados, sendo que oito foram seguidos. O último foi o título do Campeonato Gaúcho, no mês passado.
Com a vitória, o clube encantadense garantiu vaga no Campeonato Sul-Brasileiro, que será em Balneário Camboriú, no próximo mês.
Próximos desafios
Atual campeão gaúcho, o Magnatas da Bola dá continuidade aos trabalhos visando os próximos campeonatos. Além do Sul-Brasileiro de Basquete, em Santa Catarina, pretendem jogar outros torneios que ocorrem no estado.
Segundo Bala, a equipe tem a ideia de participar de um torneio em Erval do Oeste, em Santa Catarina, e também disputar uma competição em Pelotas, onde foram convidados. “Precisamos de parceiros que possam nos ajudar financeiramente nesta jornada”, cita.
Interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo 9 993887424, com Bala, ou com Raí Radaelli, no 051 9 93383631.
Pouca estrutura
Hoje a equipe treina no Parque João Batista Marchese e no caminhódromo, ambos em Encantado, no Centro Social, em Roca Sales, e no Parque dos Dick, em Lajeado. “Vemos que as pessoas de outras modalidades não respeitam os locais onde praticamos o esporte”, destaca Bala.
Cita que o poder público poderia investir em espaços apenas para o basquete pois assim evitaria concorrência de quadra com o futebol, bem como apoio para promover torneios, participar de campeonatos e criar projetos para crianças.
O organizador da equipe destaca que apesar das conquistas, esperava mais reconhecimento da comunidade. “Achei que fossemos passear em cima do carro de bombeiros”, lembra. Mas brinca que ainda está em tempo de fazer algo. “Seria legal um outdoor na entrada da cidade dizendo: bem-vindo à terra do Magnatas da Bola, Campeão Gaúcho de Basquete 3×3 2022.”
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook