Quantas empresas nasceram a partir de uma grande ideia, mas que logo na sequência sucumbiram por não conseguirem ficar de pé? Todo empreendedor precisa ter uma ideia plausível para iniciar um negócio, mas infelizmente as chances jogam contra aqueles que se baseiam apenas na ideia para avaliar o potencial de sucesso de um novo empreendimento.
A questão é que uma boa ideia não é suficiente para criar uma empresa de sucesso. Quantas pessoas você já ouviu dizer que irão criar uma empresa quando tiverem uma “grande ideia”? Quando escutar isso você pode dizer o seguinte: é melhor uma ideia mediana bem executada do que uma super ideia que você não tira do papel.
Porque vamos combinar: qual é a ideia incrível que alguém pode ter que já não exista? E por que surgem novos negócios de sucesso em setores onde já existem vários competidores? O segredo é o poder de execução que o indivíduo consegue ter para dar velocidade àquilo que ele está criando.
O ponto central de qualquer história de sucesso é a forma como os fundadores conseguiram transformar o que estava escrito em algo palpável.
E é por isso que eu gosto tanto da velocidade.
Porque o perfeccionismo é a desculpa que as pessoas dão para a falta de ação. Eles não lançam um novo negócio porque “ainda não esta bom o suficiente”, enquanto que do seu lado surge um novo competidor que percebeu que o lançamento é só o começo da jornada.
Que é preciso colocar o produto nas mãos dos usuários o mais rápido possível para que eles possam dar as suas opiniões (os famosos _feedbacks_) sobre o que está bom, mas principalmente sobre o que ainda precisa melhorar para que eles voltem a comprar.
Essa é a mentalidade que guia uma boa empresa. Ela traz do berço esse desejo insaciável de entender o que o cliente está sentindo e como o seu produto ou serviço pode tornar a vida dele melhor.
Não se trata do que você como empresário ou empresária acha que é importante. Trata-se exclusivamente do problema que o seu produto ou serviço resolve para o cliente que está lá na ponta. Simples assim.
Você quer criar uma boa empresa? Então procure por problemas na vida das pessoas que estejam sem uma boa solução. Essa não é uma tarefa fácil, pois exige entender nas entrelinhas do que se passa na vida de determinado público, mas é o único caminho. A forma de fazer é a seguinte: primeiro você identifica a necessidade e depois pensa em que tipo de produto tem a capacidade de resolvê-la, e nunca o contrário.