Vale conquista quatro prêmios Exportação RS

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Vale conquista quatro prêmios Exportação RS

Vale do Taquari

No ano do cinquentenário de uma das mais tradicionais distinções empresariais do Estado, quatro empresas da região estão entre as 67 agraciadas com o Prêmio Exportação RS 2022. A Cooperativa Languiru e a Bebidas Chiamulera conquistaram o destaque nas categorias setorial Alimentos e setorial bebidas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Scala Logística conquistou o prêmio na categoria Serviços de Suporte à Exportação. A Docile venceu pelo quinto ano consecutivo a categoria destaque mercadológico e também foi reconhecida com a Distinção Especial de Exportador Ouro, para empresas com cinco troféus conquistados.

Criado na década de 1970 pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS), prêmio nasceu para estimular as exportações da indústria gaúcha, ainda incipientes na época. Em cinquenta anos, mais de 700 empresas do Estado foram agraciadas com o troféu. A cerimônia de premiação ocorre no dia 11 de agosto, em Porto Alegre.

Crédito: Divulgação


RÁPIDAS

• Avenida do turismo – Representantes da comissão organizadora da Expovale 2022 avaliam a criação de espaço imersivo com foco no turismo regional. Chamada de Avenida do Turismo, a estrutura deve ser instalada entre os Pavilhões 1 e 4 e composta por cenários que demonstram a fauna, flora e características específicas do Vale do Taquari, com foco nos 11 roteiros já disponíveis para comercialização.

A proposta é de apresentar aos visitantes alternativas de turismo ecológico, rural, gastronômico, religioso e de cicloturismo oferecidas na região.

• Profissionais 40+ – Pesquisa da plataforma de emprego Infojobs mostra que sete em cada dez profissionais com mais de 40 anos afirmam ter sofrido preconceito durante processos seletivos por conta da idade.

Entre os perfis de liderança que fizeram parte da pesquisa, 99,2% acreditam que os profissionais com mais de 40 anos agregam ao ambiente de trabalho, mas apenas 12,8% dizem que a empresa tem mais da metade dos trabalhadores acima dessa idade.

Um enorme contrassenso, ainda mais diante da alegada dificuldade de encontrar profissionais no mercado, acompanhada das frequentes críticas relacionadas ao comportamento dos profissionais mais jovens.

• Regulamentação das criptos – A regulamentação das criptomoedas não foi votada no plenário da Câmara. O projeto “andou para trás” e agora passa por modificações que descaracterizam a blindagem contra o crime de lavagem de dinheiro. Uma delas é a chamadas segregação patrimonial, medida que separa o dinheiro dos investidores dos recursos das corretoras – como ocorre no mercado financeiro.

Sem esse dispositivo, em caso de falência ou irregularidade da empresa, fica mais difícil recuperar ao valores dos clientes. Outra mudança desobriga as empresas a informarem transações acima de R$ 10 mil ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Pelo jeito, os parlamentares não gostam da possibilidade de rastrear o dinheiro.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais