Maior importadora de cabos de fibra ótica do Brasil, a OIW anunciou operação voltada para o mercado de energia renovável, com projeção de gerar 30 empregos. A empresa com sede em Taquari fará a distribuição de geradores fotovoltaicos para um mercado em franca expansão.
A companhia visa atender os prestadores de serviço responsáveis por projetos de geração de energia solar. Os principais itens do portfólio são módulos fotovoltaicos e inversores. A OIW também terá soluções inovadoras, como os módulos do tipo full-screen, baterias para armazenamento, carregadores de carros elétricos, entre outros produtos.
A projeção é vender 450 unidades por mês, tendo como mercados prioritários os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O objetivo é estar entre os maiores distribuidores do País já no primeiro ano de atuação. Para isso, conta com robusta estrutura logística, com centros de distribuição em SC, MG, MT, BA e CE, além de escritório comercial em SP. Perto de completar 20 anos, a OIW faturou R$ 320 milhões em 2021.
Grandes indústrias elevam investimentos
A pesquisa Investimento na Indústria 2021-2022, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 79% das grandes indústrias realizaram investimentos em 2021, o maior percentual desde 2014. O valor representa um aumento importante em comparação com 2020, quando 69% dos grandes industriais investiram. A pesquisa mostra que 62% das empresas executaram seus planos conforme o planejado. Em 2020, o percentual foi de 47%.
Os dados mostram que 74% das empresas consultadas pela CNI usaram recursos próprios como principal fonte de financiamento. Desde 2015 esse indicador está acima dos 70%. O financiamento de bancos oficiais de desenvolvimento representa 7% das fontes de financiamento, enquanto os bancos privados representam 11%.