Ficou tudo para 2023. E está tudo bem

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Ficou tudo para 2023. E está tudo bem

Vale do Taquari

Os jogadores e dirigentes do nosso glorioso Lajeadense foram aplaudidos de pé após a dura eliminação para o Esportivo de Bento Gonçalves, no domingo. E não poderia ser diferente. Com uma folha salarial bem aquém do clube da Serra Gaúcha, os garotos do Alviazul foram bravos guerreiros e por pouco, mas muito pouco mesmo, não alcançaram a sonhada vaga para a elite do futebol gaúcho. Bateu na trave. E já havia batido na mesma trave em 2021.

Ou seja, estamos no caminho certo e só falta garantir que o engajamento percebido nos últimos dias se mantenha pelos próximos oito ou nove meses, até o início da Divisão de Acesso 2023. Há muito a ser feito, é bem verdade. Com cerca de 150 sócios, o Lajeadense precisa conquistar mais apoiadores para melhor qualificar o elenco em 2023. Isso é primordial.

No domingo, mais de quatro mil pessoas estavam presentes na Arena Alviazul, em um dos maiores públicos da história do clube de 111 anos. E o número de associados não chega a 5% do montante de torcedores registrados na decisão contra o Esportivo. Da mesma forma, o único clube de futebol profissional do Vale do Taquari merece suporte maior por parte da iniciativa privada. E a mobilização no domingo provou que patrocinar o Alviazul é um bom negócio.

Crédito: Eduardo Dornelles


Turismo em Lajeado

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado realiza nova reunião na manhã desta terça-feira. Na pauta, o andamento do Curso de Turismo Rural destinado aos produtores da região, um evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os membros do Comtur também debateram sobre o projeto “Lajeado Museu a Céu Aberto”.


Informação contábil

O Tesouro Nacional divulgou a nova edição do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia a consistência dos dados enviados pelos estados e municípios. Entre as 365 cidades com melhores índices, 117 são gaúchas, o que significa 32% do total.

E o destaque da região é Putinga, com a 13ª posição nacional. No ranking divulgado em 2021, Lajeado também constava entre os 25 melhores do país (foi o 24º, e Putinga o 23º). Desta vez, não.


Herbário Municipal

O governo de Lajeado encaminhou projeto à Câmara para criar o Herbário Municipal junto ao Jardim Botânico. De acordo com a mensagem justificativa, a nova estrutura é necessária para estabelecer normas e critérios técnicos que auxiliem no gerenciamento e manutenção de registros padronizados das coleções botânicas.

Com a nova estrutura administrativa, será possível preservar, catalogar, identificar e manter espécimes de forma mais organizada. Por fim, a novidade garante a certificação internacional do nosso Jardim Botânico.


É “assassino” e “vítima”

Mesmo em um país violento e onde a maioria dos crimes ocorre por motivo torpe, uma parcela da mídia – alheia à redução nos índices de criminalidade – insiste em trocar o termo “assassino” por “bolsonarista”, e “vítima” por “petista”, em uma ardil tentativa de colocar o presidente na cena do homicídio e gerar um sentimento de desconforto no eleitor.

Lula já surfa na mesma onda. Eu me refiro ao homicídio em Foz do Iguaçu, que tomou conta dos noticiários. E não há nada de novo no front. A partir do início da campanha de Jair Bolsonaro, a mesma parcela da mídia busca incriminá-lo a todo custo. E, desde então, a única relação dele com algum atentado à vida é a facada desferida contra ele por um ex-militante do PSOL.


TIRO CURTO

• Vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl assume a prefeitura de Teutônia pelos próximos 10 dias.

• Em Estrela, o governo municipal agendou para o dia 20 de julho a abertura das propostas do edital que prevê a contratação de “empresa para prestação de serviços de coveiro/zelador”.

• A Assembleia gaúcha deve votar hoje o projeto do Executivo estadual que prevê o repasse de R$ 495 milhões para obras em rodovias federais no estado. E, enquanto isso, a ERS-332, a RSC-453 e outras tantas estradas gaúchas se deterioram com o passar dos dias.

• Em Encantado, o vereador Roberto Salton (PDT) apresenta projeto de lei para permitir aos proprietários de estabelecimentos comerciais “a instalação de paraciclos e bicicletários nesses locais, bem como sobre a parcela de calçada e via pública que lhes sejas fronteira”.

• Também em Encantado, o vereador Cris Costa (PSDB) está incomodado com o preço do combustível na cidade. Segundo ele, os empreendedores locais não acompanham a redução de valores já verificada em outros municípios do Vale do Taquari. A matéria completa está no caderno A Hora Cidades.

• Situação curiosa. Em Dois Lajeados, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar uma suposta situação de risco de moradores residentes em propriedade lindeira a plantio de eucaliptos, pertencente ao investigado. São árvores com mais de 30 anos e 40 metros de altura que, segundo os moradores da rua Vereador Mário Zanini, geram insegurança em dias de temporal e ventos fortes.

• O governo de Lajeado sancionou a lei que autoriza a concessão do aterro sanitário. Agora, só resta lançar o edital de licitação.

• Alexandre Blume é o profissional contratado pelo governo de Lajeado para finalizar o projeto estrutural, arquitetônico, elétrico, hidrossanitário e executivo destinado à construção da nova sede administrativa do DAER. A estrutura de 427,50 m² será construída às margens da ERS-130. Após a obra, o Executivo lajeadense finalizará os tramites para incorporar o valioso e antigo imóvel do DAER, localizado na Av. Benjamin Constant, ao lado do Posto Faleiro.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais