A terceira visita do governador Ranolfo Vieira Junior (PSDB) em menos de meio ano foi de afagos e gratidão por parte dos agentes das regiões alta e baixa do Vale do Taquari. Mais uma vez, o chefe do executivo gaúcho utilizou a estrutura governamental para divulgar os feitos da gestão do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que já anunciou a pré-candidatura ao Palácio Piratini.
Mais uma vez, as queixas referentes ao plano de concessão das rodovias não foram expostas de forma presencial. Ou seja, a revolta contra os futuros pedágios não é um consenso regional. E isso faz parte da democracia e também precisa ser respeitado.
Pro_Move Lajeado Acelera 2.0
O Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI) finaliza os tramites para o Pro_Move Lajeado Acelera 2.0. Os detalhes sobre os períodos de inscrição e apresentação dos novos trabalhos serão divulgados nos próximos dias. O governo municipal quer lançar o edital com a temática “Soluções para a cidade”.
As mentorias e acelerações estarão a cargo de uma série de parceiros do ecossistema local, como o Sebrae, o Vibee Unimed, o Labilá, a Agil, e ainda o movimento nacional Semente, que auxilia a Vale do Rio Doce.
A intenção é aumentar o valor disponibilizado às startups e chegar a R$ 90 mil. A primeira edição do Lajeado Acelera ocorreu em 2020, com a escolha de duas propostas de startups. Cada uma recebeu R$ 10 mil.
Schneider e o Congresso Nacional
A informação é extraoficial. Mas, e de acordo com articulistas, o prefeito de Estrela pode ser um dos candidatos do Vale do Taquari para uma vaga no Congresso Nacional. Não em outubro próximo, claro. Elmar Schneider (PTB) seria um dos principais concorrentes da região no pleito de 2026, e, para isso, precisaria necessariamente se reeleger ao Executivo estrelense nas próximas eleições municipais. Sendo assim, haveria uma disputa acima do normal pela vaga de candidato a vice-prefeito em 2024.