Dois de julho. Dia Internacional do Cooperativismo. Este é o Dia do Vale do Taquari. Os números das cooperativas regionais não deixam dúvida sobre sua relevância, influência e incentivo ao desenvolvimento regional.
São 439,9 mil pessoas do Vale ligadas a uma das nossas 18 cooperativas. Em estatística per capita, trata-se do maior percentual em nível nacional. Juntas, elas geram 8,5 mil empregos diretos e faturam mais de R$ 6,5 bilhões por ano.
Ontem, dia das comemorações dos 20 anos do Grupo A Hora, um dos pontos altos dos festejos foi justamente reverenciar as cooperativas. O programa Frente e Verso da Rádio A Hora foi transmitido direto da sala de reuniões do Conselho de Administração da Sicredi Integração RS/MG. Reunimos representantes de 10 cooperativas, além do presidente da Fuvates, Ney Lazari, e do presidente da Ocergs, Darci Hartmann.
Foi um momento para reforçar o quanto o associativismo impera na região. “As cooperativas são para o Vale como fermento é para a massa do pão: faz crescer”, sintetizou Adilson Metz.
Ao passo que a região recebe novos moradores todos os dias e se desenvolve a olhos vistos, precisamos atentar para o que nos trouxe até aqui. Somadas às instituições e empresas privadas que igualmente se confundem com o desenvolvimento regional, as cooperativas exercem um papel social e econômico acima da média. Mais do que isso, retro-alimentam a economia e fazem o dinheiro produzido circular aqui.
Por tudo isso, a partir de agora, o aniversário do Grupo A Hora, no dia 1º de julho, será comemorado com um evento e programação especial em uma de nossas cooperativas. É a forma que o A Hora encontra para dar cada vez mais vez, voz e vitrine para esta cultura que precisa ser mais multiplicada e fortalecida.
Público x privado
O governo de Lajeado levou dois anos para construir uma nova ponte sob a ERS-130, na Av. Benjamim Constant, em direção ao bairro Montanha.
A CCR Via Sul levou um ano para erguer seis pontes, dois viadutos e já concluir ao menos 10 quilômetros de duplicação da BR-386. Aqui vale aquela máxima: os números falam por si.
Ponto de atenção
O Vale do Taquari vive um apagão de mão de obra. Em todos os setores. Em todas as áreas. Em todos os níveis. Iniciativa pública, privada e a sociedade civil precisam se conectar para encarar este desafio de frente e preparar profissionais a altura das necessidades das instituições.
Não é brincadeira. A falta de profissionais para ocupar as vagas abertas nas empresas ameaça o ritmo de crescimento de nossos negócios. É hora de agir. A propósito – O Grupo A Hora criará a escola interna, tal qual já fazem muitas instituições regionais. Mais do que isso, estrutura e constrói a segunda etapa do Projeto Rumo. De posse das pesquisas e dos dados, é hora de ir para a ação. Logo, logo, apresentaremos as novidades.
Estreias
Quem diria. João Paulo Weiand é pediatra renomado e reconhecido pela atuação de excelência no mundo da saúde. A partir da próxima quinta-feira, 7, ele sai do consultório para ir ao estúdio da rádio A Hora.
Das 19h às 20h de todas as quintas, ele empresta seu conhecimento e experiência profissional aos ouvintes da rádio A Hora. Sempre com um convidado especial, João Paulo conduz o programa Nossos Filhos, com dicas, informações úteis, análises e curiosidades acerca da criação dos nossos filhos, sejam grandes ou pequenos. Imperdível.
O jornal impresso também está recheado de novidades. Desde ontem, novos colunistas enriquecem o jornal que circula em 40 cidades da região. São mais de 40 colunistas (fixos e intercalados) que ampliam pluralidade e expressam as diferentes vertentes da comunidade.
Obrigado!
O carinho e o reconhecimento da comunidade regional aos 20 anos do Grupo A Hora, comemorados nessa sexta, são como combustível numa fogueira.
Ao mesmo tempo em que nos enche de orgulho e satisfação, coloca a régua lá em cima e nos força a continuar servindo a sociedade regional com responsabilidade, inovação e comprometimento. Afinal, nossa força é o desenvolvimento regional.