Melhorias nos acessos no Centro, em Picada Flor e Linha Perau, paradas de ônibus, construção de retornos e vias laterais. Estas reivindicações motivaram a câmara de vereadores a convocar uma reunião hoje, às 15h, com a CCR ViaSul, para debater melhorias e buscar mais informações sobre as obras da BR-386, no trecho de 20,3 quilômetros até Lajeado.
Em nota, a concessionária afirma que o encontro é uma oportunidade de apresentar os investimentos e avanços para a cidade. Para os moradores, é o momento de dialogar com a equipe e apresentar os principais gargalos causados com o andamento das obras. O plano da empresa prevê a duplicação de todo o trecho até 2023, além das adequações em retornos, 13 quilômetros de vias marginais, quatro passarelas, seis pontes, iluminação e pontos de ônibus.
O vereador Amenófis Stacke (Republicanos) é presidente da Comissão de Moradores Lindeiros, criada em agosto de 2021. Segundo ele, existem muitas dúvidas quanto ao projeto no que diz respeito às regularizações de áreas na faixa de domínio, nos acessos a Picada Flor pela estrada velha e na passagem sobre a ponte na propriedade de Heinz Kruger. Também questionam a retirada das paradas de ônibus.
Outro ponto que a comissão pretende apresentar aos representantes da concessionária é o acesso pela rua 25 de julho, que foi bloqueado, e também algumas situações de segurança como a falta de acostamento, sinalização e o desvio de fluxo entre a pista nova e velha, pois muitos motoristas têm feito manobras irregulares.
Desde o dia 13, o tráfego em Marques de Souza sofre com desvios. Existem intervenções entre os quilômetros 325 e 327, onde ocorre o alargamento das pontes, e com isso o fluxo é desviado pelas pistas já concluídas.
Os pontos de desvio são no quilômetro 325, na pista sentido Sul, após à ponte sobre o Arroio Tigrinho, no quilômetro 326, em ambos os sentidos, próximo ao canteiro de obras da Eurovias, e no quilômetro 327, na pista sentido Sul, próximo à indústria Girardi.
Transtornos
Adriano Stacke é motorista do transporte escolar desde 2017. Ele circula três vezes por dia nos 12 quilômetros da rodovia entre o Centro e a Barra da Forquetinha, passa nas comunidade de Picada Wassen e Linha Perau. Segundo ele, as obras e algumas mudanças na pista atrasam o percurso. “Antes fazia todo o trajeto, ida e volta, em 1h agora levo mais de 2h”.
O motorista também reclama da falta de acostamento, vias laterais e acessos às comunidades. “Em muitos casos preciso esperar ou fazer outro trajeto até conseguir retorno. Muitos pais ficam preocupados com a demora do transporte, mas é a única solução. Preciso garantir a segurança das crianças”.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook