As carências das empresas em termos de profissionais, os conhecimentos mais esperados pelos empregadores e a visão dos futuros trabalhadores quanto às oportunidades. Esses foram alguns apontamentos presentes na pesquisa RUMO – O futuro da mão de obra na região.
A pesquisa foi apresentada em seminário em 2 de maio e agora volta a ser tema de debate em programa especial da Rádio A Hora hoje, das 15h às 17h. Além da transmissão nas ondas da 102.9, o encontro também será propagado pela internet, nos canais do facebook e do youtube do grupo.
O debate terá a presença do gerente do Senai no Vale do Taquari, Jerry Amarildo Hibner, da psicóloga e gestora de relacionamentos da Univates, Janaína Schneider, e do empresário, diretor da Solis, Jamiel Spezia.
Conhecer as percepções sobre o novo mercado de trabalho e sobre o tipo de qualificação necessário para atender a demanda dos empresários do Vale do Taquari estão entre os resultados apresentados na pesquisa. A partir desses dados, o programa de hoje traz como provocação: como a pesquisa pode auxiliar empresas e instituições de ensino na tomada de decisões.
A metodologia, as entrevistas, avaliação e estatísticas foram feitas pela consultoria Macrovisão, coordenada pelo professor Lucildo Ahlert. O ineditismo da pesquisa está naquilo que movimenta as empresas, justamente nas pessoas.
Para os estudantes, foram aplicados 604 questionários para matriculados no Ensino Médio. Quanto aos empresários, foram mais de 200 entrevistas nas seis maiores cidades do Vale. Os dados foram coletados do dia 7 de dezembro de 2021 até 11 de março de 2022.
Para chegar no formato da pesquisa, o primeiro passo foi entrevistar empresários. Nestas conversas surgiram as questões fundamentais para formatação estatística. Na prática, o RUMO traz consigo três linhas de análise: qualitativa (entrevistas com 29 empresários) e quantitativa com diretores e donos de negócios (206 questionários respondidos), por fim com os 604 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio.
O diagnóstico RUMO é uma realização do Grupo A Hora e do governo de Lajeado, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O patrocínio é do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), Cooperativa Sicredi, Britagem Cascalheira, Univates, Rhodoss Implementos Rodoviários, Metalúrgica Hassmann, Diamond Construtora, Dale Carnegie e Plano Digital.
Detalhes da pesquisa
O levantamento considerou empresas dos seis maiores municípios da região (Lajeado, Estrela, Teutônia, Encantado, Arroio do Meio e Taquari). Para atingir uma amostragem prevista de 510 empresas, foram selecionadas 1.169 organizações de diferentes setores.
Pela metodologia, foram definidos 300 questionários para empresários. O estudo tem um grau de confiança estatístico de 95%, com um erro amostral relativo de 5,6%.
Ao todo 206 empresas responderam (40% de participação da amostragem total de 511 empresas).Nas escolas, do total de 3.899 estudantes matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio, nas 24 escolas públicas e privadas de Lajeado, Estrela, Teutônia, Taquari, Arroio do Meio e Encantado, 604 participaram da pesquisa.
A aplicação dos questionários autoexplicativos ocorreu entre 28 de outubro e 16 de dezembro de 2021, sem identificação dos estudantes.
Agende-se
Programa: “O legado do Rumo – como os dados da pesquisa podem auxiliar empresas e instituições de ensino na tomada de decisões”
Horário: das 15h às 17h
Transmissão: ao vivo na 102.9 e nas redes sociais do Grupo A Hora
Convidados: Gerente do Senai no Vale do Taquari, Jerry Amarildo Hibner; psicóloga e gestora de relacionamentos da Univates, Janaína Schneider; empresário, diretor da Solis, Jamiel Spezia.