Preservar os costumes e a cultura herdada da imigração alemã. Com esse objetivo foi fundado em março de 1992, no então distrito de Lajeado, o grupo de danças folclóricas alemãs Fröhlicher Kreis.
O evento que comemora os 30 anos da entidade idealizada por José Paulo Richter ocorre no próximo sábado, no Clube Centro de Reservistas, com a realização do XVI Festival de Danças Alemãs, animado pela Banda K’necus de Brochier.
De acordo com o presidente Tiago Klein, que integra o grupo desde 2009, são aguardados 15 grupos da região do Vale do Taquari, Rio Pardo, Caí e Serra Gaúcha. A expectativa dos organizadores é de reunir mais de 650 pessoas no festival que marca a retomada dos eventos presenciais da entidade.
O Fröhlicher Kreis conta com cerca de 75 dançarinos divididos nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulta. No sábado pela manhã, um grupo de 30 integrantes prepara uma caminhada pela Avenida 28 de Maio e Rua 9 de Fevereiro, com a distribuição de 30 litros de chopp, mudas de flores e de doces para crianças. “É uma forma de convidar a população para nosso evento”, explica Klein.
No Clube Centro de Reservistas o grupo prepara a janta, apresentações dos grupos participantes, jogos e brincadeiras germânicos onde a comunidade pode participar, homenagens para os ex-presidente e coordenadores além da apresentação especial do anfitrião. O baile inicia às 22h30min.
Para Klein, o evento é uma forma de integrar a comunidade com as atividades do grupo e de arrecadar recursos financeiros para o pagamento de despesas e confecção de novos trajes. “Foram dois anos de restrições que nos prejudicaram. Agora estamos retornando com ensaios e participação em outros festivais”, destaca Klein.
Sobre o grupo
O Fröhlicher Kreis foi fundado em março de 1992 no então distrito de Santa Clara do Sul financiado pelo Círculo de Pais e Mestres (COM) da antiga Escola Cenecista. O idealizador foi José Paulo Richter, instrutor de danças que fundou vários grupos pela região. A primeira apresentação ocorreu na Volkstanzfest em Lajeado onde o grupo foi representado por 12 pares.
A primeira diretoria do grupo foi eleita em 1996, mesmo ano em que Fröhlicher Kreis foi cadastrado junto à Associação Cultural Gramado. No ano seguinte ocorreu o primeiro festival em Santa Clara do Sul.
O Fröhlicher Kreis, ao longo de sua trajetória, participou de vários eventos dentro do Município e em todo o Estado. Destaque para a participação no Encontro Internacional de Grupos Folclóricos em Chapecó e em 2007 na apresentação no Encontro Internacional de Nova Petrópolis.
Nos 30 anos de história o grupo promoveu quinze festivais na categoria adulta e oito na categoria infantil além de eventos como a Gincana Cultural, Almoço Cultural, venda de meio frango com salada, eventos esportivos e o encontro da primeira turma de formandos da extinta Escola Cenecista.
O Evento
- Início às 19h
- Abertura oficial às 22h
- 22h30min – Baile com a Banda K’necus
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook