
A relevância do livro e o seu poder contundente frente ao conhecimento e ao desenvolvimento das pessoas, em especial dos estudantes, serão traduzidos no 20º Festival do Livro Gustavo Adolfo, que neste ano volta a ser realizado de forma presencial. A programação será aberta na segunda-feira, 27, se estenderá até o dia 8 de julho, com atrações exclusivas para as turmas do GA, no campus São Cristóvão, e para a comunidade em geral, no Teatro Univates.
Biografia e autobiografia
O tema deste ano “Biografia e autobiografia” será trabalhado no título “Ser gente: somos a história que contamos”. Segundo a coordenadora pedagógica da Área das Linguagens, Deliene Kotz, o objetivo do tema é conhecer a história de vida de pessoas que impactaram, inspiraram e transformaram outras vidas pelo que fizeram e falaram. “Pessoas que fizeram diferença em contextos e épocas históricas distintas, pessoas cujas histórias são aprendizagens profundas sobre empatia, respeito e conhecimento sobre o mundo”, destaca.
Motivação e transformação
Bem antes da programação oficial iniciar, enfatiza Deliene, o evento já mobiliza as turmas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio do estímulo à leitura e ao debate de temas contemporâneos, de atividades que aproximam os estudantes dos livros, e de produções literárias e culturais no ambiente escolar. “O colégio, como um todo, se prepara e vive o festival de maneira intensa, e o livro se fortalece, ainda mais, em um instrumento de motivação e transformação”, salienta o professor de Literatura do GA, Pablo Capalonga, que também é ator e diretor.
Conforme o educador, os estudantes que normalmente leem, intensificam ainda mais o hábito em razão do evento. “Isso acontece com a transformação de obras em ações e produções práticas, sensoriais, estéticas, críticas e lúdicas, aproximando o estudante de uma ampla gama de ações culturais proporcionadas pelo encontro com a literatura.” Capalonga enfatiza que no festival do GA a palavra recebe o peso e a reverência que merece. “A união das palavras nas páginas dos livros é sempre descortinada no festival, promovendo a proximidade com o escritor, artista, oficineiro e o contador de histórias. E isso marca profundamente cada estudante e visitante do festival.”
Espetáculo teatral abre programação para comunidade
A primeira semana do 20º Festival do Livro Gustavo Adolfo será de atrações para a comunidade, no Teatro Univates, sempre a partir das 19h e com entrada franca. Doações espontâneas de produtos de higiene e alimentação ou agasalhos serão repassadas ao Projeto Corrente do Bem. Agende-se:
- Segunda-feira, 27: Espetáculo teatral “Palavra de Anjo”, estrelado pela diretora e atriz Deborah Finocchiaro, que conta, interpreta e canta canções, poemas e impressões de diferentes autores que, segundo ela, questionam valores da sociedade, da vida e da morte. O espetáculo tem 50 minutos e classificação livre;
- Quarta-feira, 29: Espetáculo teatral “O menino que aprendeu cedo demais”, com o diretor, ator e professor do GA, Pablo Capalonga. No monólogo infantil, ele interpreta seis personagens e trata-se de uma história sobre a superação de um menino através do conhecimento. Espetáculo vencedor de seis prêmios Tibicuera, entre eles, o de Melhor Espetáculo Gaúcho e o de Melhor Ator em 2010.
- Quinta-feira, dia 30: Bate-papo sobre o tema “A arte que o coração grita” com a publicitária, escritora e uma das precursoras da produção de conteúdo digital no país, Cris Pàz. A mineira é autora da obra “Para Francisco”, livro adotado pelas turmas dos 9º Anos do Ensino Fundamental. Ela traz novos olhares sobre moda, comportamento, saúde mental, equidade de gênero e gerações por meio de suas redes e palestras.
- Sexta-feira, 1º: Apresentação e Premiação dos Stop Motions e Curtas-Metragens do 1º e do 2º Ano do Ensino Médio.
Literatura por todos os lados
Para os estudantes do GA, o festival prevê duas semanas de imersão no mundo literário. Além do acesso a diferentes obras, as turmas participarão de contação de histórias, bate-papo com escritores, oficinas, sarau literário, cine debate e muito mais. Segundo a coordenadora Deliene, as apresentações dos estudantes, de todos os níveis, serão abertas às famílias e inspiradas nas obras literárias alusivas ao tema do evento. “Estão previstos musicais, releituras de biografias em formato de teatro e audiovisual, além da produção e apresentação de stop motions e curtas-metragens.”