Com objetivo de debater políticas públicas em solidariedade às vítimas da covid-19 e a defesa e promoção da vida, uma frente parlamentar criada na Assembleia Legislativa promove hoje audiência pública na cidade. A atividade ocorre às 14h, no plenário da câmara de vereadores. Lajeado é o terceiro município a receber o debate.
A frente parlamentar em defesa das vítimas da doença foi criada em março deste ano, pelo deputado estadual Pepe Vargas (PT). Segundo ele, a memória e solidariedade às pessoas que faleceram em decorrência da doença precisam encontrar eco no Legislativo gaúcho.
Além de parentes de vítimas e de quem venceu a doença, mas segue com sequelas, a frente vai ouvir lideranças políticas e também pessoas ligadas à área da saúde. A iniciativa busca contribuir para o diagnóstico dos reais efeitos da pandemia e na atualização dos desafios para o enfrentamento imediato, de médio e longo prazo, no RS.
“É fundamental dar visibilidade às vítimas da covid-19, sejam elas diretas ou indiretas. Precisamos recordar que ainda são necessárias muitas respostas do Estado”, afirma o parlamentar. Lembra , também, que as consequências não se restrigem à saúde, mas avançam nos camps econômico e social.
Lajeado é o 34º município gaúcho com mais vítimas da covid-19. Até ontem, 238 óbitos haviam sido registrados. A cidade chegou a ser o epicentro da pandemia no interior, nos primeiros meses de 2020.