Um jogo de quase 120 minutos no Beira-Rio determinou a quebra da invencibilidade de 16 jogos da equipe colorada. A arbitragem foi personagem determinante em uma partida que terminou em confusão generalizada. Com a derrota por 3 a 2 para o Botafogo, o Internacional termina o domingo na 5ª colocação no Brasileirão, mas pode perder o posto para o São Paulo, que enfrenta o líder Palmeiras no fechamento da 13ª rodada.
Os atos iniciais davam a sensação que seria a noite do Inter em um Beira-Rio com mais de 26 mil pessoas. O árbitro Savio Pereira Sampaio (DF-Fifa) marcou um pênalti discutível a favor do Colorado, a cinco minutos de jogo, quando sinalizou que a bola bateu na mão do zagueiro Philipe Sampaio. Após revisão do VAR, o defensor do Botafogo foi expulso. Edenílson converteu e abriu o placar, aos nove minutos, para protestos alvinegros.
Logo em seguida, aos 14, uma ótima trama no ataque do Internacional terminou com o gol do argentino Fabricio Bustos. Era o prenúncio de uma noite tranquila, diria um torcedor mais otimista. Mas cinco minutos depois, Vinícius Lopes diminuiu para os cariocas. A pressão era toda colorada, e aos 37 a arbitragem marcou um pênalti sobre Wanderson. No entanto, em nova revisão de vídeo, foi identificado um impedimento que anulou o lance.
As más notícias começavam ali. Na reta final do primeiro tempo, Wanderson sentiu lesão muscular e deu lugar a Alemão. Na volta do intervalo, quem acusou contusão foi Alan Patrick, que saiu para a entrada de Taison. E, mesmo com um jogador a menos, o Botafogo foi quem marcou novamente, com Erison, aos 14, depois de cobrança de escanteio. O Internacional sentiu o gol de empate e a equipe carioca cresceu no jogo.
Os 15 minutos finais foram de pressão total colorada. O goleiro paraguaio Gatito Fernández fez pelo menos duas defesas salvadoras, embora o Fogão tivesse bons momentos no campo do Inter. Aos 51 minutos, Gabriel Mercado teve um gol anulado, também depois de verificação no VAR. Na sequência, em contra-ataque, Hugo fez o gol da virada botafoguense, que desencadeou uma pancadaria entre os jogadores. Mercado foi expulso por reclamação.
Depois do apito final, nova confusão, com direito a jogador do Botafogo – Lucas Piazón – saindo imobilizado. O Internacional perdeu sua invencibilidade sob o comando de Mano Menezes, sofrendo uma virada incrível, dentro de casa. O próximo jogo colorado é na próxima sexta (24), às 21h30min, novamente no Beira-Rio, contra o Coritiba.