O governo de Lajeado finaliza os tramites para encaminhar um projeto à Câmara de Vereadores e solicitar autorização para criar a Guarda Municipal. A primeira tentativa ocorreu em 2020. Mas, devido às regras impostas pelo governo federal, que aportou recursos nos municípios para mitigar os efeitos da pandemia, e em contrapartida proibiu a criação de novos cargos públicos, a proposta acabou retirada da pauta. Desta vez, porém, apenas o voto contrário dos parlamentares pode impedir a consolidação do novo setor de segurança pública.
A partir disto, a equipe da Secretaria de Segurança Pública da cidade já iniciou as tratativas com os vereadores. Da base e da oposição. Ontem, por exemplo, o vereador Carlos Ranzi (MDB) visitou a prefeitura e conversou com o secretário, Paulo Locatelli, e também com o Coordenador de Trânsito, Vinícius Renner. A ideia é tratar do assunto de forma transparente e tranquila, para evitar ruídos desnecessários. Afinal, e com quase 90 mil habitantes e muitos problemas de perturbação ao sossego, Lajeado clama por alguma inovação na área.
A cultura e a emergência
No Hospital de Arroio do Meio, quase 90% dos atendimentos registrados no setor de Urgência e Emergência poderia ser resolvido em postos de saúde e até mesmo em casa. No Hospital de Estrela, o índice é superior a 90%. É uma questão cultural que assola praticamente todas as casas de saúde do Vale do Taquari e, quiçá, do Estado.
Em Lajeado, por exemplo, a problemática foi um dos estopins para um atentado contra a recepção, quando o pai de uma criança ateou fogo dentro do ambiente. Definitivamente, é hora dos governos, hospitais e imprensa se unirem para quebrar esse paradigma e mudar a cultura dos atendimentos.
Amturvales é o exemplo
A Amturvales de ontem é a Amvat de hoje. Mas com uma leve diferença. Anos atrás, a principal crítica dos prefeitos da região baixa era que a associação ligada ao turismo estava focada nos municípios da região alta. Prova disso é o desenvolvimento do turismo em cidades como Ilópolis, Doutor Ricardo e vizinhas.
Pouco a pouco e os novos agentes da Amturvales viraram o jogo, conquistaram os demais gestores, e hoje a entidade é, de fato, representativa dos interesses de todo o Vale do Taquari. É o exemplo a ser seguido pelos agentes da Amvat.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook