O futuro do vôlei nas quadras de Estrela

Festival Internacional

O futuro do vôlei nas quadras de Estrela

Festival Internacional de Voleibol inicia hoje com cerca de 1.3 mil atletas, de 82 equipes do Brasil e da Argentina. Competição retorna à forma plena pela primeira vez desde 2019

O futuro do vôlei nas quadras de Estrela
Avates terá equipes nas três categorias: Sub-14, Sub-16 e Sub-19. Competição é apontada como a retomada dos grandes eventos de base. Crédito: Caetano Pretto
Estrela

A rotina de Estrela será alterada até o domingo, 19, período em que a cidade recebe a 15ª edição do Festival Internacional Cidade de Estrela de Voleibol. Pelas quadras do município, irão passar cerca de 1,3 mil atletas de 12 a 18 anos, representantes de 82 equipes. Serão ao todo 327 partidas disputadas, nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-19, com início na tarde de hoje.

Por um time não se bateu o recorde de participação, marca do ano de 2018, com 83 equipes. A atual edição marca a retomada plena da competição, que não foi disputada em 2020 e ocorreu de maneira adaptada no ano passado.

Para o presidente da Avates, Rodrigo Rother, o retorno serve de exemplo para todo o circuito de competições, ainda muito restrito após a pandemia. “Os campeonatos estão saindo em formato adaptado, com menos equipes, estamos botando a cara e puxando a frente da retomada. A expectativa é grande, e a atenção é especial para o cumprimento de protocolos, segurança e uma série de cuidados que estávamos acostumados e devem ser ampliados”, destaca.

Rother admite que esperava ter mais dificuldades para fechar o número de equipes. No entanto, a pré-inscrição chegou a contar com 96 times e até lista de espera. No fim, o festival foi estabelecido com 82 equipes, de 39 clubes de voleibol. “Isto é um exemplo de que, mesmo com tudo que passamos, clubes e atletas estão com vontade de que o circuito retorne”, avalia.

Rotina de estrela é alterada

O evento não acontece apenas dentro das quadras. São mais de mil atletas, acompanhadas de técnicos, responsáveis e familiares de mais de seis estados e do exterior. O evento influencia o turismo, comércio local, rede hoteleira e gastronômica do município. “Os comentários são que o Festival de Vôlei representa um segundo Natal na cidade. Muita gente vem para cá e conhece Estrela por causa do campeonato”, diz o presidente da Avates.

A uma equipe do recorde

A competição foi disputada pela primeira vez em 2007, com a presença de apenas 20 equipes. Na 15ª edição, serão ao todo 82 delegações do RS, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Argentina.

O festival este ano ficou perto de bater o recorde de 83 times, alcançado em 2018. Mais delegações estrangeiras, principalmente de países como Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru, que sempre estiveram representados, foram prejudicadas pelas crises econômicas e questões como preço das passagens aéreas, combustíveis e covid-19.

327 partidas

A abertura oficial está agendada para sexta-feira, 17, às 13h, na praça Menna Barreto, quando todas as delegações já devem estar na cidade. Para receber tantas partidas, a competição será disputada em quatro locais e sete quadras. Nos Ginásios Ito João Snel, Centro Comunitário Cristo Rei, Soges Centro e Ensino Médio. Ao todo serão 327 partidas pelas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-19. As finais estão agendadas para o domingo, 19, mesmo dia que será entregue a premiação e feito o encerramento da competição.

A competição, uma promoção da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) e Colégio Martin Luther (CML), em parceria com o Governo de Estrela, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o que dá um reconhecimento ainda maior ao festival estrelense, a maior competição de base feminina do Brasil.

Números da competição

  • 5º Festival Internacional Cidade de Estrela de Voleibol
  • 82 equipes, de 39 agremiações
  • Clubes do RS, SC, PR, SP, RJ, MG e Argentina
  • Cerca de 1.3 mil atletas de 12 a 18 anos
  • Quatro ginásios e sete quadras de vôlei
  • 327 partidas entre hoje e domingo

Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais