A solução é o free flow

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A solução é o free flow

Vale do Taquari

A única forma de evitar tanto desgaste entre diferentes comunidades gaúchas é apostar definitivamente no modelo de pedágios conhecido por free flow (cobrança por km rodado). A quase ausência de praças de cobrança e o pagamento automático são realidades em países desenvolvidos, mas o tema ainda é tratado com temor pelos governantes e gera muito pessimismo em uma considerável parcela da população. Aqui no Vale do Taquari, a experiência deve iniciar em Encantado.

Entre os principais problemas apontados, especialmente na área de abrangência da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), estão as diversas áreas de escape e o provável risco de inadimplência. Não se tratam de problemas de fácil resolução, eu sei. Mas não é impossível mitigar a problemática. Fosse assim, impossível, e o modelo não funcionaria em lugar algum do mundo. E ele funciona. Em São Paulo, por exemplo, o sistema já é testado em pequena escala. E o mesmo vai ocorrer em breve na região metropolitana do Rio de Janeiro.


Mulheres na política

Vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher (PP) assume aos poucos o protagonismo necessário a uma pré-candidata à Assembleia. Na noite de segunda-feira, ela liderou um evento sobre “liderança feminina na política”. E as presenças no palco chamaram a atenção. Além da vereadora Paula Thomas, a presidente municipal do PSDB em Lajeado, a mesa também contou com a também vereadora Ana da Apama, que vive dias turbulentos dentro do MDB local. Há quem diga que ela deve assinar com o PP na próxima janela.

Crédito: Divulgação


PSOL x Educação Financeira

O posicionamento da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), contrária ao projeto de inclusão impositivo da educação financeira nas escolas, gerou repercussão. Ela classificou a iniciativa como “ridícula”, e avalia que o problema não é a falta de educação financeira, mas, sim, a falta de dinheiro. É uma argumentação pífia. Afinal, aprender a lidar com o dinheiro serve para quem tem muito e, especialmente, para quem tem pouco. Ou não? Por fim, ela votou a favor de uma emenda que torna “autorizativo” a inclusão da nova matéria.


Gabriel reforça pré-candidatura

Após o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) confirmar a pré-candidatura ao governo do Estado, diversas dúvidas surgiram sobre o futuro de Gabriel Souza, o pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini. Afinal, Souza contava com apoio de Leite, e agora é Leite que espera apoio de Souza, cotado para ser o candidato a vice-governador na mesma chapa.

Entretanto, na tarde de ontem o emedebista visitou o presidente nacional do partido, em São Paulo, e reafirmou, por meio das redes sociais, que segue na luta pela principal cadeira do executivo estadual. Da mesma forma, o diretório estadual do MDB avisa que não deverá apoiar o jovem tucano.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais