O Bolívar venceu o clássico com o The Strongest por 3 a 0, nesse domingo, 12, e conquistou o Torneio Apertura do Campeonato Boliviano. A vitória na decisão em jogo único garantiu a equipe na fase de grupos da Libertadores de 2023. Entre os destaques, um atleta do Vale do Taquari.
O título teve o protagonismo de três brasileiros: o técnico Antônio Carlos Zago e os atacantes Francisco da Costa e Bruno Sávio. Da Costa, ou “Chico”, como é conhecido, fez dois gols na final e chegou aos 10, sendo um dos artilheiros da competição. Cria da Dupla Gre-Nal e com passagens pelo futebol do México e do Paraguai, o atacante de 27 anos é natural de Taquari e figura inclusive entre os artilheiros da Libertadores. Na temporada atual, marcou 13 gols e contribuiu com 7 assistências em 20 partidas pelo Bolívar.
Além da Dupla Gre-Nal, o jogador passou pelo Athletico-PR, onde encerrou a transição ao profissional. Depois passou por alguns clubes do interior até chegar ao futebol mexicano em 2017. Por lá, atuou no Venados, Atlante e Querétaro. Em 2021, se destacou no Sol de América, do Paraguai, e se transferiu para o Bolívar neste ano.
Retorno à Libertadores
Os dois gols e a vitória sobre o The Strongest recolocaram o Bolívar na Copa Libertadores, competição em que Da Costa marcou três gols nesta temporada. “Foi um momento muito especial. Eu sempre tive o sonho de jogar a Libertadores e finalmente o realizei. Nesse período, pude inclusive ter um pouco mais de contato com os amigos que estão no Brasil por ser uma competição que acompanham mais, e isso é muito gratificante. Foi o momento que mais me senti abraçado pelo meu país, principalmente pelo sul, onde nasci, fui criado e comecei minha carreira”, disse.
O Bolívar terminou o Apertura com 16 vitórias, um empate e quatro derrotas em 21 partidas. Líder do Grupo B, a equipe de Antônio Carlos Zago passou por Oriente Petrolero e Blooming no mata-mata até a final com o rival The Strongest.
Conheça o atleta
Nome: Francisco da Costa Aragão
Idade: 27 anos
Naturalidade: Taquari
Posição: Atacante
Valor atual: R$ 4.8 milhões, segundo o Transfermarkt
Temporada atual: 20 jogos, 13 gols e 7 assistências
Clubes: Athletico-PR, São José, Novo Hamburgo, Tombense, Operário, Inter de Lages, Venados-MEX, Atlante-MEX, Querétaro-MEX, Sol de América-PAR e Bolívar-BOL.