O município dá mais um passo importante no desenvolvimento do turismo local e estadual. Isso porque hoje ocorre a assinatura oficial que dará início à obra de pavimentação asfáltica, da estrada de acesso ao Cristo Protetor. O ato ocorre às 16h30, no local em que começa o trecho, logo após a Lagoa da Garibaldi.
A cerimônia deve contar com a presença de secretários municipais e líderes locais, além do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, e do secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto.
Conforme o prefeito Jonas Calvi, o valor total da obra de acesso ao monumento chega aos 7,5 milhões. Destes, R$ 4 milhões são oriundos do governo estadual, por meio do programa Avançar Pavimenta e o restante será de contrapartida do município.
A primeira parcela de R$ 1,2 milhão, correspondente a 30% do valor total do estado, foi depositada na conta da prefeitura na sexta-feira, 13 de maio. O anúncio foi feito pelo governador Ranolfo Vieira Júnior durante visita ao Cristo Protetor, no sábado, dia 14 de maio.
“Os outros 30% serão depositados quando a obra atingir um determinado estágio e, os outros 40%, serão entregues assim que ela chegar ao final”, explica Calvi. A empresa responsável pela execução da obra que contempla 2,9 km de pavimentação, além de caminhódromo e ciclovia é a Conpasul, vencedora da licitação.
De acordo com o prefeito, o início das obras está previsto para ocorrer no dia 20 de junho e a previsão de entrega é para a primeira quinzena de janeiro de 2023. “Ter acesso asfáltico neste trajeto já é uma necessidade. O monumento está em Encantado, porém ele não pertence somente ao município, é um atrativo turístico local, estadual e nacional, as visitações nos mostram isso”, observa Calvi que se antecipa e pede a compreensão dos turistas que visitarem a estátua durante as obras, que devem ocorrer somente durante a semana.
A maior do mundo sem o pedestal
Atualmente, o Cristo Protetor recebe cerca de 2 mil visitantes por fim de semana. A confirmação foi dada pelo integrante da Associação Amigos de Cristo, Rafael Fontana, durante entrevista ao programa Frente e Verso, da rádio A Hora 102.9, na manhã de segunda-feira, 13.
“O Cristo Protetor terá capacidade para receber até 12 mil pessoas simultaneamente”, diz Fontana. Ele destaca ainda, que as obras do entorno ainda devem levar um tempo devido a sua envergadura e que não há data para inauguração.
Já os próximos 60 dias serão destinados à finalização do pedestal do monumento composto por 6 metros. A altura total da estátua é de 37,5 metros, com o pedestal chega aos 43,5, sendo assim, a maior do mundo.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp / Instagram / Facebook