Já classificado ao mata-mata, o Lajeadense encerrou a participação na primeira fase da Divisão de Acesso com um empate sem gols contra o Avenida. A partida, disputada na tarde deste domingo, 12, no Estádio Alviazul, ficou marcada por críticas da comissão técnica e direção à arbitragem.
Como consequência do empate no clássico regional, o Lajeadense perdeu a chance de decidir as quartas de final em casa. A equipe fechou o Grupo B na terceira colocação, com 23 pontos. À frente do time da equipe, ficaram Santa Cruz (1º) e Pelotas (2º).
O adversário na próxima fase será o Glória de Vacaria, vice-líder do Grupo A. A equipe da Serra vive boa fase. Conquistou o título da Copa FGF ano passado e disputou a Copa do Brasil neste ano. Chegou a eliminar o Brasil de Pelotas e ganhou R$ 750 mil de premiação por avançar de fase.
O jogo de ida será em Lajeado e a volta ocorrerá em Vacaria. As datas serão confirmadas nesta semana pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Se passar, a vaga na elite do futebol gaúcho será decidida contra o vencedor do duelo entre Santa Cruz e Esportivo.
Confrontos das quartas de final:
Veranópolis x Avenida
Pelotas x Passo Fundo
Santa Cruz x Esportivo
Glória x Lajeadense