153 dias para a Expovale e o Parque continua o mesmo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

153 dias para a Expovale e o Parque continua o mesmo

Não se trata de um balde de água fria sobre a principal feira do Vale do Taquari. No entanto, e a pouco mais de cinco meses do início da Expovale 2022, a impressão é que a cidade polo da região não dá a devida importância para uma de suas principais características: o turismo de eventos e negócios. Ora, o Parque do Imigrante carece de investimentos. A construção do novo pórtico melhorou a imagem da principal área de eventos do município, mas a pujança de Lajeado merece algo mais sofisticado em todos os ambientes do imponente local.

O debate sobre um melhor aproveitamento do Parque do Imigrante é antigo. No governo do ex-prefeito Luís Fernando Schmidt (PT), por exemplo, a Câmara de Vereadores chegou a avaliar um projeto de lei que visava o repasse de parte da estrutura do parque para um conjunto de 21 entidades civis do município. Entre essas, a Acil, a CDL, o Sindilojas, CIC/VT, Sebrae, Alsepro, Parceiros Voluntários e Sinduscon-VT. A intenção do grupo era construir o Centro Cultural, Empresarial e Social de Lajeado (CCESLA), no espaço destinado aos rodeios.

A inspiração para esse projeto era o Teatro do Ibirapuera, em São Paulo, e os custeios seriam de responsabilidade das entidades. Miniteatro, auditórios e salões de eventos estavam entre as propostas. Entretanto, e diante da complexidade do tema, o projeto de lei não foi levado adiante. Não acho que essa seria a solução mágica para modernizar o nobre espaço localizado no Alto do Parque. Há outras boas formas de concessão. Mas, e do jeito que está a estrutura, as queixas devem retornar com força a partir do descerramento da faixa, em novembro.


Mariela no South Summit

Coordenadora do setor de inovação da prefeitura de Lajeado, a ex-vereadora Mariela Portz (PSDB) participa do South Summit de Madri, na Espanha. Ela viajou com recursos próprios para a Europa para também aproveitar um período de férias, e aproveitou para buscar inspirações no espaço La Nave, considerado o maior evento anual do sul da Europa e que reúne empreendedores, investidores, startups e corporações.

A edição de 2022 do South Summit de Madri assinala os 10 anos deste evento, e contará com a presença das cem melhores startups do ecossistema mundial e nacional, selecionadas entre os mais de três mil projetos de 114 países submetidos à Startup Competition. São mais de 450 palestrantes de reconhecido prestígio internacional, que compartilharão a sua trajetória profissional e a sua expertise na área da inovação e do mundo empresarial.


Limpeza na “Praça do Papai Noel”

O próximo domingo está reservado para mais um evento regado à cultura. Em Lajeado, O Arte Na Praça volta aos ambientes da Praça João Zart Sobrinho, a popular “Praça do Papai Noel”. O evento inicia às 10h, e a previsão é de muita música e sol. Paulo Bottezini, da Banda Velho Rock, Manuela Faleiro Kircheim, Standarts de Jazz com alunos do Zoca Junges, e Alex Lima, da Banda Bico Fino, são as principais atrações artísticas. E para que tudo ocorra dentro dos “conformes”, a organização do evento faz um apelo ao poder público. Eles solicitam a limpeza prévia do espaço e dos banheiros. Na última edição, os organizadores limparam a área pública.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais